Polícia OLHA O GOLPE

Golpe do Amor em São Paulo: 96% dos sequestros são por aplicativo de namoro

A porcentagem mostra que o perfil dos sequestros em São Paulo mudou com o passar dos anos.

09/01/2024 às 08h02
Por: Redação
Compartilhe:
Golpe do amor em SP
Golpe do amor em SP

Por Tribuna10
Redação 09/01/24  07h58

Em 2023, dos 51 casos de sequestro na maior cidade do país, 49 ocorreram por meio de aplicativos de namoro. Todos eles ocorreram com homens.

Na maioria das vezes o app usado é o Tinder, mas também há registros de sequestro via Inner Circle e Happn.

Os dados são da Divisão Antissequestro de São Paulo e foram confirmados pela Secretaria de Segurança Pública.

Essa modalidade de sequestro, hoje, é predominante e equivale a 96% dos casos. Em números absolutos, 2022 foi o ano com maior número de sequestros iniciados via app de namoro — 115 ao todo. A proporção em relação ao total estava próxima a 90%.

Em nenhuma outra capital brasileira acontecem tantos crimes a partir de apps de namoro, o que torna o "golpe do amor" um crime tipicamente paulistano.

Crime e constrangimento

A porcentagem mostra que o perfil dos sequestros em São Paulo mudou com o passar dos anos.

A criação do PIX, a facilidade de acessar contas bancárias por aplicativos e a popularização dos apps de relacionamento alteraram o modus operandi das quadrilhas.

Desta forma, a vítima é levada para um cativeiro, mas é libertada dias depois, quando não há mais dinheiro para tirar dela. Os criminosos não exigem resgate.

Como agem as quadrilhas

A selfie de uma loira com um cropped decotado, marquinha de biquíni e shorts jeans foi usada de isca em um dos casos registrados pela polícia em 2023. "Gabriela" era o nome do perfil, mas quem trocava mensagens com a vítima era um criminoso.

A moça da foto não faz parte da quadrilha e nem imagina que sua foto foi usada em um crime. Veja matéria completa neste link. https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2024/01/09/golpe-do-amor-96-dos-sequestros-em-sp-sao-por-aplicativo-de-namoro.htm