Por Alex Gonçalves
Tribuna10 em 22/02/2025 às 18h08
As condições de saúde do papa, Francisco é crítica e e ele não está fora de perigo. As últimas informações, divulgadas pelo Vaticano, apontam que o chefe da Igreja católica apresentou, neste sábado (22) um crise respiratória asmática e de lona duração que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio.
Os exames de sangue mostram uma plaquestomia associada à anemia que exigiu administração de transfusões. O papa passou o dia em uma poltrona e mais debilitado que essa sexta-feira (21).
Segundo o Vaticano, os últimos prognósticos, sobre o quadro de saúde do pontífice continuam reservados.
Papa tem pneumonia
Desde 14 de fevereiro, o papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, para se recuperar de uma pneumonia bilateral.
Pela manhã, o médico Sérgio Alfieri havia informado que o papa ficará internado pelo tempo que for necessário até poder voltar para casa (Santa Marta) em segurança. Ele chegou a ir do quarto até a capela para rezar por 20 minutos.
“Ele é o Papa, mas também é um homem (…) Mas se o corpo tem quase 90 anos, a cabeça é de 60 ou 50”, afirmou o médico, segundo a Rádio Vaticano.
A maior preocupação da equipe médica é o risco de que os germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea e causem sepse (infecção que se espalha por outros órgãos do corpo).
Quer ficar por dentro de tudo? siga o instragram @tribuna10_oficial