
Por Tribuna10
Redação em 21/06/2024 às 08h43
A Ucrânia pode usar armas fornecidas pelos Estados Unidos para atingir forças russas que atacam tropas ucranianas em qualquer lugar da fronteira e na Rússia, e não apenas no território próximo à região de Kharkiv, disse o Pentágono nesta quinta-feira (20).
No mês passado, o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou Kiev a lançar armas fornecidas pelos Estados Unidos contra alvos militares dentro da Rússia. Mas autoridades afirmaram naquele momento que a decisão de Biden valia apenas para alvos russos perto da fronteira com a Ucrânia, na região de Kharkiv.
O porta-voz do Pentágono, Major-general Patrick Ryder, disse que embora não tenha havido mudança de posição, o uso de armas pela Ucrânia contra tropas russas não se limita às proximidades de Kharkiv, no lado russo.
“A habilidade de responder quando for atacado é realmente o foco desta política. Já que vemos forças russas disparando através da fronteira, a capacidade da Ucrânia de responder a essas forças terrestres usando munições fornecidas pelos EUA”, afirmou Ryder.
Os comentários de porta-voz endossam as falas do conselheiro de Segurança Nacional de Biden, Jake Sullivan, desta semana à PBS: “não é sobre geografia. É sobre senso comum. Se a Rússia está atacando ou prestes a atacar de seu território para dentro da Ucrânia, só faz sentido permitir que a Ucrânia responda contra as forças que estão disparando além da fronteira”.
NOTÍCIA ‘Trump não tem medo de usar meios militares para proteger liberdade de expressão’, diz Casa Branca
TERREMOTO Terremoto de 8,8 aciona alerta de tsunami no Pacífico e evacuações no Japão e Havaí
TARIFAS EUA confirmam início da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto