Polícia NA MIRA DA PF

PF e CGU fazem operação contra faculdades suspeitas de fraude no Fies

Os investigadores apuram irregularidades em operações de recompra de títulos no âmbito do programa

12/04/2023 às 10h39
Por: Redação
Compartilhe:
A ação, batizada de Falsa Tutela, cumpre 22 mandados de busca e apreensão
A ação, batizada de Falsa Tutela, cumpre 22 mandados de busca e apreensão

Por Tribuna10
Redação 12, 04, 23  às 10h36

A Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) realizam nesta quarta-feira uma operação contra fraudes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os investigadores apuram irregularidades em operações de recompra de títulos no âmbito do programa por meio de inserções de dados falsos no sistema informatizado do programa, o SisFies.

A ação, batizada de Falsa Tutela, cumpre 22 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia, Goiás e Sergipe. Entre os alvos estão pelo menos 20 faculdades cujos nomes não foram revelados. O prejuízo aos cofres públicos passa de R$ 21 milhões.

De acordo com a CGU, as investigações se iniciaram após envio de pedido do Ministério da Educação ao órgão. "As análises desta Controladoria e da PF indicaram que servidores públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsáveis pela operacionalização do SisFIES, juntamente com funcionários de empresas terceirizadas à época, inseriam no sistema liminares judiciais falsas que permitiam que instituições privadas de ensino superior recomprassem títulos da dívida pública, mesmo que as referidas entidades não se enquadrassem nos requisitos estabelecidos em normativos do MEC", destaca a controladoria.

De acordo com a CGU, há também indícios de que escritórios de advocacia foram intermediários entre as instituições de ensino superior beneficiadas e os agentes públicos envolvidos.