Do Tribuna10, 21 de agosto de 2022 às 17:25
Redação
Ícone católico cearense, Padre Cícero, teve o processo de beatificação autorizado pelo Papa Francisco. A informação foi divulgada pela Diocese do Crato na manhã deste sábado (20), no final da Missa no Largo da Capela do Socorro em Juazeiro do Norte-CE.
O anúncio emocionado, sob aplausos, fogos e gritos dos fieis que se encontravam no local, foi feito pelo Bispo do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes. O líder religioso, havia solicitado a autorização de beatificação de Padre Cícero através de uma carta entregue ao Papa Francisco durante a visita ao Vaticano, em maio deste ano.
"É com grande alegria que vos comunico que nessa manhã histórica recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do Santo Padre, o Papa Francisco, uma carta do dicastério para causa dos Santos", comemorou. O aceite foi assinado no dia 24 de junho de 2022.
Dom Magnus ainda em sua fala diz: "Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista, que a partir de agora receberá o título de Servo de Deus", completou.
Padre Cícero morreu em 1934 rompido com o Vaticano por envolvimento com a política e pelo polêmico “milagre da hóstia”. Segundo a crença popular, uma hóstia dada pelo padre virou sangue na boca de uma beata e os devotos de Padre Cícero, afirmam que trata-se de um milagre, mas a Igreja Católica considerou o caso como uma interpretação equivocada. E por conta desses "equívocos", o padre foi afastado da Igreja.
Cícero Romão Batista é considerado "santo popular" o "Padim Ciço" assim chamado por muitos fiéis católicos nordestinos que todos os anos fazem romarias em homenagem a ele e com isso atraem milhões de romeiros a Juazeiro do Norte.