Escrito por Alex Gonçalves @tribuna10_oficial
Tribuna10 em 24/01/24 às 10h24 Atualizada
O cultivo do algodão agroecológico vem ganhando destaque no município do Barro, no sul do Ceará. O projeto que incentiva o cultivo do algodão, consorciado com outras espécies, como feijão, milho, gergelim, abóbora e girassol está sendo desenvolvido na comunidade de Serrota, onde conta com a participação de 16 famílias produtoras.
Os produtos cultivados nesse sistema são reconhecidos nacionalmente e no exterior por serem desenvolvidos de forma orgânica, preços justos e cuidado com o meio ambiente.
QUEM INCENTIVA O PROJETO? O projeto tem o incentivo e todo acompanhamento técnico da empresa FARFARM, especializada em encontros de estratégias, cadeias produtivas e impacto criando projetos, produtos que regeneram o meio ambiente, promove o desenvolvimento social e conta histórias.
Para onde é vendido o algodão?
O Algodão agroecológico que está sendo produzido no município do Barro é vendido de forma diferenciada. O produto recebe a classificação, através da separação da pluma do caroço na própria comunidade e a fiação é vendida para a cidade de Cataguazes (MG) e depois para Singapura (marca renomada na moda de produtos orgânicos em São Paulo).
Como está a plantação este ano de 2024?
Este ano, pela segunda vez consecutiva, a plantação atinge 18 hectares e foi inciada no dia 11 de janeiro.
Qual o incentivo da FARFARM?
De acordo com o técnico agrícola que dá suporte ao projeto, Weggles Araújo, a empresa FARFARM, através de sua equipe técnica acompanha e orienta os agricultores a partir das capacitações técnicas, preparo do solo, manejo, controle integrado de pragas, colheita, beneficiamento até a comercialização da matériaprima gerando tecnologia, cidadania e proporcionando renda para os produtores.
ALGODÃO AGROECOLÓGICO- A tecnologia do algodão agroecológico visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos/as agricultores e agricultoras familiares associados, através da produção, processamento e comercialização do algodão agroecológico, fundamentado na sócio-economia solidária, conservação dos recursos ambientais e promoção da agricultura familiar. A proposta do algodão agroecológico consiste em conservar o solo, gerar renda e garantir segurança alimentar. O algodão produzido pelos Associados é um produto ecologicamente correto com certificação orgânica concedida pelo IBD (Instituto Biodinâmico Brasileiro).
Quer uma reporagem? fale com nossa redação (83) 9 93009687