
Escrito por Alex Gonçalves @tribuna10_oficial
Tribuna10 em 24/01/24 às 10h24 Atualizada
O cultivo do algodão agroecológico vem ganhando destaque no município do Barro, no sul do Ceará. O projeto que incentiva o cultivo do algodão, consorciado com outras espécies, como feijão, milho, gergelim, abóbora e girassol está sendo desenvolvido na comunidade de Serrota, onde conta com a participação de 16 famílias produtoras.
Os produtos cultivados nesse sistema são reconhecidos nacionalmente e no exterior por serem desenvolvidos de forma orgânica, preços justos e cuidado com o meio ambiente.
QUEM INCENTIVA O PROJETO? O projeto tem o incentivo e todo acompanhamento técnico da empresa FARFARM, especializada em encontros de estratégias, cadeias produtivas e impacto criando projetos, produtos que regeneram o meio ambiente, promove o desenvolvimento social e conta histórias.
Para onde é vendido o algodão?
O Algodão agroecológico que está sendo produzido no município do Barro é vendido de forma diferenciada. O produto recebe a classificação, através da separação da pluma do caroço na própria comunidade e a fiação é vendida para a cidade de Cataguazes (MG) e depois para Singapura (marca renomada na moda de produtos orgânicos em São Paulo).
Como está a plantação este ano de 2024?
Este ano, pela segunda vez consecutiva, a plantação atinge 18 hectares e foi inciada no dia 11 de janeiro.
Qual o incentivo da FARFARM?
De acordo com o técnico agrícola que dá suporte ao projeto, Weggles Araújo, a empresa FARFARM, através de sua equipe técnica acompanha e orienta os agricultores a partir das capacitações técnicas, preparo do solo, manejo, controle integrado de pragas, colheita, beneficiamento até a comercialização da matériaprima gerando tecnologia, cidadania e proporcionando renda para os produtores.
ALGODÃO AGROECOLÓGICO- A tecnologia do algodão agroecológico visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos/as agricultores e agricultoras familiares associados, através da produção, processamento e comercialização do algodão agroecológico, fundamentado na sócio-economia solidária, conservação dos recursos ambientais e promoção da agricultura familiar. A proposta do algodão agroecológico consiste em conservar o solo, gerar renda e garantir segurança alimentar. O algodão produzido pelos Associados é um produto ecologicamente correto com certificação orgânica concedida pelo IBD (Instituto Biodinâmico Brasileiro).
Quer uma reporagem? fale com nossa redação (83) 9 93009687
OPINIÃO Gestão de Itamar Mendes à frente da Câmara do Barro amplia participação popular nas sessões legislativas
AÇÕES Governador Lucas Ribeiro visita região de Cajazeiras e destaca investimentos do governo do estado
COLUNA SOCIAL Dona Lilica festeja seus 80 anos com festão de arromba em Várzea da Ema, Santa Helena
ETANOL Paraíba registra primeira morte suspeita de intoxicação por metanol
DESTAQUE Nesta quarta-feira (24), familiares e amigos comemoram os 102 anos de Dona Santú, em São José de Piranhas
COLUNA SOCIAL Dr. Erinan Lins festeja aniversário ao lado da família e amigos em sua residência, em Cajazeiras; Imagens no site