
Por Tribuna10
Redação 20/05/2024 às 13h30
A Paraíba e outros estados do Nordeste podem começar a sofrer abalos sísmicos de até 6,2 graus de magnitude nos próximos 50 anos, conforme divulgado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) com base em um estudo do Catálogo Sísmico Brasileiro (SISBRA). Apesar da região ser considerada estável em termos de atividade sísmica, o estudo indica a possibilidade de terremotos com potencial destrutivo.
A análise detalhada, conduzida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Institute of Geophysics Polish Academy of Sciences, revela que há uma probabilidade de 50% de ocorrência de terremotos com magnitudes entre 4,7 e 5,1, o que pode afetar estruturas civis como casas e prédios.
Além disso, há uma chance de 10% de ocorrerem abalos sísmicos entre 5,5 e 6,2 graus de magnitude, impactando significativamente grandes obras civis como barragens, parques eólicos, mineração, e usinas hidrelétricas e nucleares.
“Nossa análise mostrou que no Nordeste, em 50 anos, terremotos de magnitudes de 4,7 a 5,1 têm probabilidades de ocorrência de 50%, e de magnitudes 5,5 a 6,2 têm probabilidades de 10%”, destacaram os autores José Augusto Silva da Fonsêca e Aderson Farias do Nascimento, da UFRN, e Stanisław Lasocki, do Institute of Geophysics Polish Academy of Sciences.
Fonte: Paraíba Já.
PARAÍBA Em três dias, Cagepa fecha metade dos acordos de indenizações com vítimas do rompimento de reservatório
GIGANTE Crato inaugura a maior estátua de Nossa Senhora de Fátima do mundo
GOVERNADOR Governador João Azevêdo e primeira-dama Ana Maria Lins são homenageados com Troféu Heitor Falcão
PARAÍBA Repartições públicas do Estado terão ponto facultativo na próxima sexta-feira (21)
PARAÍBA Sobe para dez o número de municípios da Paraíba em situação de emergência reconhecida por estiagem
CAMPINA GRANDE Vítimas do rompimento do reservatório em Campina Grande começam a ser indenizadas
DESTAQUE Silvano Dias é o novo reforço da Rádio Max Correio 99,1 FM e estreia no Jornal da Max ao lado de Erveton Sousa e Eryka Venâncio
CAMPINA GRANDE Governo mantém força-tarefa em Campina Grande com mais de 100 servidores atuando na assistência às famílias atingidas por rompimento de reservatório
NA PARAÍBA Lei garante meia-entrada para mesários e colaboradores eleitorais na Paraíba