Saúde SAÚDE

Dois meses mais cedo, Dengue no Brasil deve superar pico de 2023 já em fevereiro

O país está na quinta semana epidemiológica com 37.897 casos prováveis da doença, segundo dados do Ministério da Saúde

07/02/2024 às 08h51
Por: Redação
Compartilhe:
Mosqquito da dengue em destaque na foto (foto: Divulgação)
Mosqquito da dengue em destaque na foto (foto: Divulgação)

Publicado por Tribuna10
Da redação 07/02/24  às 08h54

O Brasil deve superar os registros diários com maior número de casos prováveis de dengue do ano passado com dois meses de antecedência.  Infectologistas  afirmam que o número de casos até o final de fevereiro será maior do que o pico registrado em abril de 2023.

O que aconteceu

O país está na quinta semana epidemiológica com 37.897 casos prováveis da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Na semana passada, a 4ª na medição da doença, foram registrados 98.939 casos, um patamar já próximo ao das semanas de abril do ano passado. A semana com mais registros em 2023 foi a 15º, com 111.840 casos prováveis.

Até o fim de fevereiro, o país deverá ultrapassar o pior dia da doença no ano passado. Mas, segundo infectologistas o avanço ainda não deve ser o pico da dengue nesse ano. "Teremos um grande pico em março e abril, e a partir de maio, quando começar a esfriar, os casos passarão a diminuir", afirma Eduardo Mede. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento nesta terça-feira (6). Ela afirmou que a vacinação contra a dengue será feita de forma progressiva e que o combate à doença é "total prioridade" do governo. Ela também convocou governadores, prefeitos e a população para ajudar no enfrentamento e na prevenção contra a doença.

Fonte UOL