
Por Tribuna10
Redação em 04/11/2025 às 05h53
A Paraíba foi reconhecida pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como o estado com a melhor Segurança Patrimonial do Nordeste e a sétima melhor do Brasil, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados 2025. O levantamento utiliza dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e considera o volume de roubos totais por 100 mil habitantes. Segundo o estudo, o estado alcançou a taxa de 151,5 roubos por 100 mil habitantes, resultado que o posiciona entre as unidades federativas com menores índices desse tipo de ocorrência no país.
O indicador de Segurança Patrimonial avalia a incidência de crimes contra o patrimônio, como roubos, e integra o conjunto de variáveis analisadas pelo CLP para medir a competitividade e a eficiência da gestão pública nos estados. No cenário nordestino, o estado aparece com destaque positivo em comparação a vizinhos como Pernambuco (21ª posição), Rio Grande do Norte (16ª) e Ceará (19ª), que apresentaram taxas mais elevadas de roubos por 100 mil habitantes.
Metodologia - De acordo com a metodologia do CLP, os dados coletados buscam oferecer uma visão comparativa da segurança nos estados brasileiros, considerando aspectos de efetividade das políticas públicas, gestão e capacidade de resposta das forças policiais. A Sesds tem adotado medidas voltadas à ampliação do policiamento ostensivo, aprimoramento dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e investimentos em inteligência, o que contribui para o monitoramento e redução de ocorrências. Esses esforços têm garantido maior eficiência na atuação preventiva e na resposta rápida a crimes patrimoniais.
Redação com Assessoria
BRASIL Mídia nacional aponta que Lula confia em Hugo Motta para recompor base de apoio no Congresso Nacional
BRASIL Cabo Gilberto Silva chama PT de “partido dos traficantes” em Plenário
CONTA DE LUZ Entenda a proposta aprovada no Congresso que pode baixar o preço da conta de luz