Por Tribuna10
Redação com Metropóles, em 25/05/23 às 09h46
O presidente Lula almoçou com o ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, nessa quarta-feira (24/5), no Palácio do Planalto. O cardápio principal foi a definição de dois novos ministros da Corte Eleitoral nomeados pelo petista horas após a refeição. O almoço contou ainda com a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino, mas não foi registrado na agenda oficial de nenhum deles.
Horas após o encontro, o próprio Moraes se antecipou e anunciou, em sessão do Supremo, que Lula havia nomeado os novos ministros. Os escolhidos foram Floriano de Azevedo Marques Neto, professor de Direito da USP como Moraes, e o advogado André Ramos Tavares. Ambos são considerados muito próximos de Moraes. André também conta com a simpatia do ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.
Pressão
Os dois nomes escolhidos por Lula estavam numa lista quádrupla escolhida pelo STF e enviada na própria quarta ao petista. Segundo aliados, Lula decidiu nomear seus escolhidos horas após receber a lista do STF para evitar sofrer pressões na definição.