Brasil EM DEPOIMENTO

Bolsonaro diz à PF que se equivocou ao postar vídeo com ataques a sistema eleitoral após atos golpistas

Bolsonaro foi incluído no inquérito por ter compartilhado, dois dias após os atos antidemocráticos

26/04/2023 às 12h06
Por: Redação
Compartilhe:
Bolsonaro
Bolsonaro

Por Tribuna10
Redação 26/04/23  às 12h4

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em depoimento à Polícia Federal que postou sem querer um vídeo em que contesta o sistema eleitoral, feita dois dias após os ataques de 8 de janeiro. Ele deixou a sede da corporoação, em Brasília, após depor por cerca de 2 horas no inquérito que investiga quem são os autores intelectuais dos atos golpistas às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro.

— Este vídeo foi postado na página do presidente Facebook quando ele tentava transmitir para o seu arquivo de WhatsApp para assistir posteriormente. Por acaso, justamente nesse período, ele estava internado em um hospital em Orlando — afirmou o advogado Paulo Cunha Bueno, que acompanhou o ex-presidente no depoimento. — Foi feita de forma equivocada. Tanto que pouco depois, duas ou três horas depois, ele foi advertido e imediatamente retirou a postagem.

Bolsonaro havia chegado pouco antes das 9h e deixou o prédio por volta das 11h. Estava acompanhado dos advogados Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser, além do ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten. A oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).


Bolsonaro foi incluído no inquérito por ter compartilhado, dois dias após os atos antidemocráticos, um vídeo que sugeriu, sem apresentar provas, que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi fraudada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).