Política PESQUISA

Neste sábado: pesquisa Ipespe aponta Lula com 46% e Bolsonaro 35%

A pesquisa, segundo o Ipespe, se trata de um termômetro com base na repercussão das comunicações das campanhas dos candidatos ao cargo de presidente.

24/09/2022 às 11h57 Atualizada em 24/09/2022 às 12h01
Por: Redação
Compartilhe:
Lula candidato a presidente da república (Foto: Pt.org)
Lula candidato a presidente da república (Foto: Pt.org)

Por tribuna10
Redação, rm 24 de setembro de 2022  às 11h49

Pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais de 2022, divulgada neste sábado (24), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

A pesquisa, segundo o Ipespe, se trata de um termômetro com base na repercussão das comunicações das campanhas dos candidatos ao cargo de presidente. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento anterior com parceria com a Abrapel, publicado em 17 de setembro, Lula aparecia com 45%, e Bolsonaro, com 35%.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D’Avila (Novo), e Soraya Thronicke (União Brasil), Vera, Constituinte Eymael (DC), Leo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegaram a 0,5% das citações. Padre Kelmon (PTB) constava na lista, mas não foi citado por nenhum respondente. Roberto Jefferson (PTB) constava na lista apenas da primeira rodada e Pablo Marçal (Pros), da primeira e segunda. Com informações da CNN Brasil.

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não votarão em nenhum candidato somam 5% (de 3% anteriormente). Os que não souberam ou preferiram não responder são 4% (de 2% na pesquisa anterior).

A pesquisa ouviu 1.100 pessoas de 16 anos ou mais em todas as regiões do país, de 21 a 23 de setembro de 2022. Os participantes responderam à pergunta: “se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou ler, em quem o(a) Sr(a) votaria?”
Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01897/2022.

Na sexta-feira (23) o Ipespe divulgou o resultado de pesquisa feita em parceria com a XP, trazendo o ex-presidente Lula com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Bolsonaro, com 35%.

Primeiro turno
Intenção de voto estimulada para presidente
•    Lula (PT) — 46%
•    Jair Bolsonaro (PL) — 35%
•    Ciro Gomes (PDT) — 6%
•    Simone Tebet (MDB) — 4%
•    Felipe D’Avila (Novo) — 0%
•    Soraya Thronicke (União Brasil) — 0%
•    Vera Lúcia (PSTU) — 0%
•    José Maria Eymael (DC) — 0%
•    Léo Péricles (UP) — 0%
•    Padre Kelmon (PTB) – 0%
•    Sofia Manzano (PCB) — 0%
•    Branco/Nulo/Não vai votar – 5%
•    Não sabe/Não respondeu – 4%

Segundo turno
O Ipespe/Abrapel também simulou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, de 17 de setembro, o petista oscilou um ponto para cima, para 54%, e o atual presidente ficou estável, com 38%.

Intenção de voto estimulada para presidente
•    Lula (PT) — 54%
•    Jair Bolsonaro (PL) — 38%
•    Branco/Nulo/Nenhum — 6%
•    Não sabe/Não respondeu – 2%
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que vai ao ar às 18h15 deste sábado.

Com duas horas de duração, o debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
A partir de 16h30, a apresentadora Daniela Lima comanda o CNN 360 Especial Debate, trazendo todos os detalhes sobre as expectativas das campanhas. O programa conta com as análises de Iuri Pitta, Leandro Resende, Renato Meirelles e Felipe Moura Brasil.

Convidados
Foram convidados para o debate os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

Os sete presidenciáveis são os únicos cujos partidos têm, no mínimo, cinco deputados federais.

Lula foi o único que não confirmou presença. Jair Bolsonaro deu sua confirmação na sexta-feira (23), durante evento em Divinópolis, Minas Gerais.