Cidades ORÇAMENTO

Câmara de São José de Piranhas aprova três projetos, incluindo orçamento de R$ 175,6 milhões para 2026

Vereadores também aprovaram proposta que obriga cursos de primeiros socorros para profissionais da educação e declararam de utilidade pública a Associação Salão Cultural São José.

06/11/2025 às 16h01
Por: Redação
Compartilhe:
Sessão na Câmara Municipal de São José de Piranhas-PB|Foto: Divulgação
Sessão na Câmara Municipal de São José de Piranhas-PB|Foto: Divulgação

Por Tribuna10

Redação em 06/11/2025 às 16h05

A Câmara Municipal de São José de Piranhas aprovou, na sessão dessa terça-feira (4), três importantes projetos que tratam de temas como educação, cultura e finanças públicas. Entre eles, está a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que estima a receita e fixa a despesa do município em R$ 175.669.800,00 para o próximo exercício financeiro.

O projeto foi enviado pelo Poder Executivo e aprovado pelos vereadores, estabelecendo as bases para o funcionamento da administração municipal no ano que vem. O texto prevê investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social e outras pastas, além de autorizar o Executivo a abrir créditos suplementares de até 50% do orçamento, conforme previsto na Lei nº 4.320/64.

Outro destaque da sessão foi um projeto de Indicação, de autoria do vereador José Claudiano Vieira Pereira, que sugere ao Poder Executivo a realização obrigatória de cursos de primeiros socorros para todos os profissionais da rede municipal de ensino, incluindo professores, gestores, auxiliares e servidores.

Segundo o parlamentar, a medida tem o objetivo de “garantir mais segurança e preparo aos profissionais de educação para que possam agir de forma rápida e eficiente em situações de urgência e emergência no ambiente escolar”.

Também foi aprovado um Projeto de Lei de autoria do vereador e presidente da Câmara, Ronaldo de Deta, que declara de utilidade pública a Associação Salão Cultural São José, instituição sem fins lucrativos que atua na preservação e divulgação da história do município.

Fundada pelo professor José Marconi Gomes Vieira, a associação mantém um acervo com fotos, documentos, livros e objetos históricos que retratam desde a trajetória da antiga Vila de São José de Piranhas até os dias atuais.

Redação com Radar Sertanejo