
Por Tribuna10
Redação em 12/10/2025 às 15h22
De acordo com os dados mais recentes do estudo BB Assessoramento Econômico, divulgado nessa sexta (10), o estado demonstra resiliência e dinamismo em meio a um contexto de desaceleração econômica no país, o Produto Interno Bruto (PIB) total da Paraíba tem uma projeção de crescimento de 2,7% para 2025, enquanto a projeção para o Brasil é de 2,2%.
Este avanço a coloca em uma posição superior à média do Nordeste, que é de 1,8%, ficando atrás apenas do Maranhão (projeção de 3,5%), e se equiparando a estados como Bahia (2,7%). Destaca-se, ainda, no estudo, que em 2024 o PIB da Paraíba foi o maior do país, com taxa de crescimento de 8,8%.
O setor industrial paraibano é um dos principais impulsionadores desse desempenho, com uma projeção de crescimento de 3,7% no PIB Indústria para 2025. Esse valor é superior às médias projetadas para o Nordeste (1,6%) e para o Brasil (1,7%) no mesmo setor.
Para o PIB Serviços de 2025, o estado tem uma projeção de crescimento de 2,7%, superior à média do Nordeste (2,1%) e do Brasil (2,2%). Este setor, que inclui o comércio, demonstra a vitalidade da Paraíba, com o volume de serviços registrando crescimento expressivo de 6,0% no acumulado de janeiro a julho de 2025, o que a coloca como o segundo melhor desempenho entre as unidades federativas do Brasil, ficando atrás apenas do Distrito Federal (6,3%).
Para a Agropecuária, a projeção de crescimento do PIB paraibano é de 3,7% em 2025, o que a coloca acima da média do Nordeste (2,3%), embora o crescimento do Brasil seja projetado em 8,2%. Na variação da safra 2025 de cana-de-açúcar, a Paraíba tem uma variação de 0,2%, sendo um dos únicos estados do Nordeste com variação positiva neste produto.
De acordo com secretário do Planejamento, Gilmar Martins, o estudo do Banco do Brasil também ressalta que o comércio varejista da Paraíba avançou 5,7% no acumulado do ano, destacando-se como o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas do Amapá (7,9%) e Santa Catarina (6,3%), além de se destacar no mercado de trabalho formal. No mês de agosto, o estado registrou um saldo total positivo de 8.492 postos de trabalho formais (admissões menos demissões), o que demonstra a acerto na condição das políticas públicas por parte do governo da Paraíba.
Redação com Assessoria
PARAÍBA Paraíba terá 3º maior crescimento do setor industrial do País, revela nova projeção do Banco do Brasil
ENERGIA Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 em novembro na conta de energia
OPORTUNIDADES Sine-PB disponibiliza mais de mil vagas de emprego em 13 municípios paraibanos