
Por Tribuna10
Redação em 29/09/2025 às 06h59
Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Paraíba terão à sua disposição 33 novas unidades de atendimento, distribuídas em 31 municípios , além da chegada de 13 médicos especialistas que já começaram a atuar em três cidades.
Estes novos espaços fazem parte do Novo PAC Seleções 2025 e incluem 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que irão fortalecer a Atenção Primária, além de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Policlínica. O objetivo é reduzir a sobrecarga da Atenção Especializada e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
À medida que se soma à chegada de 13 novos especialistas que passam a atender no sertão do estado, região com maior déficit desses profissionais. Eles atuam em áreas como ginecologia, anestesiologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e oncologia, reforçando a rede pública de atendimento e evitando que pacientes precisem se deslocar para outros municípios.
Atualmente, a Paraíba possui 47 programas de Residência Médica, com 478 médicos bolsistas financiados pelo Ministério da Saúde, além de 29 Programas de Residência em Área Multiprofissional, que reúnem 377 residentes com bolsas custeadas pela pasta. O estado também conta com dois hospitais de ensino já certificados, e outros 40 hospitais têm potencial para solicitar a certificação.
Redação com PB Agora
BOM JESUS Mutirão de Ultrassonografias e “Dia D” de Prevenção reforçam ações do Outubro Rosa, em Bom Jesus
SAÚDE Novembro Azul: Governo da Paraíba promove ações voltadas à saúde integral do homem
VACINAÇÃO ‘Dia D' de Multivacinação será realizado pela Prefeitura Municipal neste sábado (18), em Bom Jesus
PARAÍBA Paraíba é referência para outros Estados em saúde digital e sedia oficina da rede nacional de dados
PARAÍBA Paraíba recebe antídoto raro contra intoxicação por metanol
SAÚDE ESTADUAL João Azevêdo prestigia abertura de convenção nacional da Unimed e destaca investimentos na Saúde da Paraíba
PARAÍBA Saúde divulga novo boletim epidemiológico das arboviroses na Paraíba
PARAÍBA Força tarefa coordenada pela SES/PB e Agevisa intensifica ações para proteger saúde e coibir produção irregular de bebidas na Paraíba
BEBIDAS Paraíba registra mais um caso suspeito de intoxicação por bebida adulterada