Após o candidato ao governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), da coligação ‘Coragem para mudar’ tentar barrar na Justiça a divulgação da pesquisa PB Agora/Datavox, a juíza eleitoral Francilucy Rejane de Sousa rejeitou o pedido no último domingo (21).
O candidato pedia os dados da referida pesquisa, que no momento da solicitação, ainda estava em seu curso. Ao indeferir o pedido, que julgou inadequado, a magistrada pontuou que seria necessário que o candidato apresentasse provas de que a pesquisa traria prejuízo de difícil reparação, o que não ocorreu.
“Os ritos são incompatíveis, conforme demostrado acima, em relação especificamente à impugnação, o representante não observou também o que dispõe o art. 16, §1º da Res. TSE 23.600/2019, que exige a demonstração da relevância do direito invocado e a possibilidade de prejuízo de difícil reparação, para fins de suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa ou a inclusão de esclarecimento na divulgação de seus resultados” diz trecho da decisão.
A pesquisa trará os números da corrida eleitoral para o governo da Paraíba, Senado Federal, presidência e também dados da avaliação do governo.
Vale ressaltar que ao longo de dez anos o PB Agora e o Datavox têm realizado inúmeras pesquisas de intenção de voto sempre primando pela retidão com que elas são aplicadas, levantadas em campo e divulgadas, se destacando desta forma pela assertividade e credibilidade dos números divulgados.