
Por Tribuna10
Redação em 03/07/2025 às 11h02
O município de Bernardino Batista, no Alto Sertão paraibano, viveu uma tarde histórica nessa quarta-feira (3), ao celebrar oficialmente a conquista do Selo UNICEF – Edição 2021-2024, um reconhecimento internacional concedido aos municípios que mais avançaram na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O evento, realizado no mercado público municipal, contou com a presença do prefeito Antônio Aldo Andrade de Sousa, do deputado Chico Mendes, autoridades locais, representantes do UNICEF e grande participação popular.
O cerimonial destacou que a conquista do selo é resultado de quatro anos de trabalho coletivo, planejado e intersetorial, envolvendo gestão municipal, conselhos, secretarias, sociedade civil e a participação ativa de adolescentes por meio do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes). O município atingiu metas estratégicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção e participação cidadã.
A mesa de honra do evento foi composta pelo prefeito Antônio Aldo, pelo vice-prefeito Matheus Alves, pelo presidente da Câmara, Sebastião Estrela, pela secretária de Saúde, Ruth Rany Viana, pela articuladora municipal Mariana Abrantes, pelos oficiais do UNICEF Corrine Sciortino e Luis Bittencourt, além da representante da coordenação estadual, Graça Lima.
Em seu discurso, o prefeito destacou que o selo é "fruto do esforço conjunto de todos os setores da gestão e da sociedade, reafirmando o compromisso com a infância e a adolescência batistense". Representantes do UNICEF e da coordenação estadual elogiaram a mobilização popular e a dedicação do município em reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida das novas gerações.
A solenidade foi marcada por momentos culturais e emocionantes, como a execução dos hinos nacional e municipal pelos adolescentes da Banda Marcial Isabelly Sousa Santos e apresentações artísticas das crianças do Centro de Educação Infantil Géssica Alves Martins e do grupo de dança Fulô de Muçambê, que encantaram o público com um espetáculo inspirado no xaxado e na cultura sertaneja.
Um vídeo retrospectivo mostrou as principais ações realizadas ao longo do ciclo 2021-2024, reforçando a importância do trabalho integrado para transformar a realidade local. Em seguida, as autoridades realizaram a entrega simbólica do Selo UNICEF, oficializando a conquista.
O evento também homenageou, com comendas, personalidades que contribuíram para a caminhada rumo ao selo, em reconhecimento ao empenho de todos que ajudaram a construir políticas públicas mais inclusivas para crianças e adolescentes.
No encerramento, a primeira-dama Flávia Thaísa Andrade agradeceu à equipe e à comunidade, reforçando o compromisso de seguir avançando nas políticas sociais, juntamente com a Articuladora do Selo, Mariana Abrantes e a mobilizadora de adolescentes, Ana Izabelly Abrantes. A cerimônia terminou com um coffe break para os presentes.
O Selo UNICEF, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, é um reconhecimento internacional que envolve municípios do Semiárido e da Amazônia Legal, valorizando boas práticas na gestão pública voltadas para a infância e adolescência. Mais que um prêmio, é um compromisso com o futuro.
Veja fotos abaixo:



Redação com Assessoria
EDUCAÇÃO Em São José de Piranhas, Prefeitura Municipal encerra a Semana do Bebê com programação especial no Centro de Educação Infantil
EDUCAÇÃO João Azevedo já entregou ao menos mil ônibus escolares a estudantes da Paraíba
EDUCAÇÃO Ao lado de Wilson Filho, prefeita Laís Raquel solicita reforma de escola e construção de ginásio poliesportivo em Poço de José de Moura
DESTAQUE Poço de José de Moura recebe Certificados de Reconhecimento aos avanços na Alfabetização durante evento, em João Pessoa
EDUCAÇÃO São José de Piranhas é reconhecido pela Secretaria de Educação da Paraíba por alcançar meta de alfabetização em 2024
EDUCAÇÃO Prefeito Luiz Claudino participa de evento sobre ICMS Educacional e Alfabetização em busca de avanços para a educação municipal