
Estudos conduzidos pela Universidade de Glasgow e pelo Great Ormond Street Hospital em Londres indicam que alta recente em casos de hepatite aguda entre crianças está provavelmente ligada a um vírus infantil comum. Países por todo o mundo começaram a reportar casos de inflamação grave do fígado, a hepatite, causada por origem desconhecida em crianças em abril de 2022.
Pelo menos 1.010 casos foram registrados em 35 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No total, 46 crianças precisaram de transplantes de fígado e 22 morreram. Os estudos foram publicados como pré-prints, ou sejam, ainda serão revisados por outros cientistas.
As publicações sugerem que um outro vírus comum, um vírus adeno-associado 2 (AAV2), estava presente na maioria dos casos, e está mais provavelmente envolvido nas raras, porém graves, complicações hepáticas.
As pesquisas não esclarecem se o vírus encontrado nas crianças era indicador de uma infecção anterior de adenovírus ou uma causa própria.
Brasil
No Brasil, até o momento, seis casos são considerados "inconclusivos", dos quais três precisaram de transplante e uma criança morreu. Um outro caso é tratado como provável, segundo informe divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 14 de julho. A pasta tem acompanhado e monitorado a incidência de casos de hepatite aguda grave no Brasil em crianças e adolescentes. Ao todo, 44 casos seguem em análise como "suspeitos".
BOM JESUS Mutirão de Ultrassonografias e “Dia D” de Prevenção reforçam ações do Outubro Rosa, em Bom Jesus
SAÚDE Novembro Azul: Governo da Paraíba promove ações voltadas à saúde integral do homem
VACINAÇÃO ‘Dia D' de Multivacinação será realizado pela Prefeitura Municipal neste sábado (18), em Bom Jesus
PARAÍBA Paraíba é referência para outros Estados em saúde digital e sedia oficina da rede nacional de dados
PARAÍBA Paraíba recebe antídoto raro contra intoxicação por metanol
SAÚDE ESTADUAL João Azevêdo prestigia abertura de convenção nacional da Unimed e destaca investimentos na Saúde da Paraíba
PARAÍBA Saúde divulga novo boletim epidemiológico das arboviroses na Paraíba
PARAÍBA Força tarefa coordenada pela SES/PB e Agevisa intensifica ações para proteger saúde e coibir produção irregular de bebidas na Paraíba
BEBIDAS Paraíba registra mais um caso suspeito de intoxicação por bebida adulterada