
Por Tribuna10
Redação em 06/03/2025 às 07h39
O governo federal inicia hoje (06), a liberar, os recursos retidos do Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025.
Segundo a gestão, a primeira parcela, no valor de até R$ 3 mil, será paga entre os dias 6, 7 e 10 de março, conforme o saldo disponível na conta do FGTS. O pagamento será feito automaticamente para 10 milhões de trabalhadores com conta bancária cadastrada no aplicativo FGTS. Os demais 2 milhões poderão sacar o valor nas agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. Para aqueles que têm direito a um valor superior a R$ 3 mil, a segunda parcela será paga em 17, 18 e 20 de junho.
Entenda como funciona o Saque-Aniversário – A modalidade permite ao trabalhador sacar anualmente um percentual do saldo do FGTS, acrescido de um valor adicional. No entanto, quem opta pelo Saque-Aniversário e é demitido sem justa causa pode retirar apenas a multa rescisória, sem acesso imediato ao saldo total da conta.
A MP nº 1.290 autoriza, de forma temporária, que esses trabalhadores possam acessar o saldo retido no período determinado. Atualmente, 37 milhões de trabalhadores aderiram ao Saque-Aniversário, sendo que 25 milhões usaram seus saldos como garantia de crédito, o que pode reduzir o valor disponível para saque.
Poderão sacar os valores os trabalhadores que, entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025, tiveram seus contratos de trabalho rescindidos e possuam saldo na conta do FGTS. A liberação ocorre para casos de:
Calendário de pagamentos
Os trabalhadores podem verificar o valor disponível no aplicativo FGTS, onde os depósitos aparecerão com os códigos SAQUE DEP 50S ou SAQUE DEP 50A.
PARAÍBA Paraíba registra maior crescimento do Nordeste no setor de serviços em setembro, revela IBGE
PARAÍBA Paraíba terá 3º maior crescimento do setor industrial do País, revela nova projeção do Banco do Brasil
ENERGIA Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 em novembro na conta de energia