
Por Tribuna10
Redação em 30/01/2025 às 16h54
O Nordeste gerou 330.901 novos empregos em 2024, representando 19,5% do total de postos de trabalho criados no Brasil, ficando atrás apenas da região Sudeste. Na Paraíba, o saldo foi de 27.614 postos de trabalho, destacando-se no cenário regional. O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos, com 53% dos postos no Nordeste, seguido pelo comércio (24%).
Em termos de estados, a Bahia liderou a criação de empregos na Região com 84.726 postos, seguida de Pernambuco e Ceará. A Paraíba ficou entre os estados com bons resultados, com destaque para a geração de empregos no setor de serviços, que respondeu por grande parte do saldo positivo no estado.
O setor industrial também teve participação significativa em estados como o Ceará, onde 22,8% dos novos postos vieram dessa área. Na Paraíba, o impacto da indústria foi menor, mas a participação no setor de serviços se manteve expressiva, com cerca de 57% dos novos postos de trabalho gerados.
Apesar do desempenho positivo ao longo do ano, dezembro registrou uma queda no número de empregos no Nordeste, com um saldo negativo de 53.927 postos. Historicamente, dezembro é um mês de ajustes após as festas de final de ano, impactando o desempenho de todos os estados da Região, incluindo a Paraíba.
  ENERGIA  Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 em novembro na conta de energia  
  OPORTUNIDADES  Sine-PB disponibiliza mais de mil vagas de emprego em 13 municípios paraibanos  
  PARAÍBA  Paraíba gera saldo de 6.084 empregos em setembro, revela Caged 
  PARAÍBA  Na Paraíba, pagamento do funcionalismo estadual referente a outubro será realizado quinta e sexta-feira  
  PARAÍBA  Paraíba mantém liderança na taxa de crescimento do setor de serviços no ano, revela IBGE  
  PARAÍBA  Paraíba cresce novamente em 2025 acima do Nordeste e do Brasil, revela estudo do BB