Brasil ECONOMIA

No Brasil, número de pedidos de demissão bate recorde histórico em um ano

Maior oferta de vagas e mudança no comportamento dos trabalhadores, especialmente os mais jovens, estão entre razões que explicam quase 8,5 milhões de pedidos de demissão em 2024.

26/12/2024 às 06h37 Atualizada em 26/12/2024 às 06h48
Por: Redação Fonte: G1
Compartilhe:
Número de demissões bate recorde (Foto: Reprodução)
Número de demissões bate recorde (Foto: Reprodução)

Por Tribuna10

Redação em 26/12/2024 às 06h40

Os pedidos de demissão feitos pelos empregados atingiram um recorde histórico no período de um ano no Brasil. A explicação pode estar no aquecimento da economia e uma mudança no comportamento das pessoas.

Um mercado que sente as dificuldades de contratar e manter funcionários é o de bares e restaurantes, justamente pelas características desse comércio: os funcionários têm horário fixo, trabalha de final de semana e, às vezes, até altas horas da noite. Com grande oferta de vagas, fica difícil preencher as que têm maior exigência.

Mas a procura por funcionários se espalha também por outros setores da economia. A grande oferta de empregos levou o Brasil a um recorde histórico: nunca tanta gente pediu demissão, quase 8,5 milhões de brasileiros em 2024.

São pessoas que se demitem de um emprego para começar outro.

Mas o fenômeno das demissões não é explicado só pela oferta de vagas.

Jonata Tribioli, diretor de operações de uma construtora, está contratando. Uma das vagas do departamento jurídico ficou com Karina Cruz, que estava empregada, mas queria um cargo diferente. "Eu gostaria de ter essa recolocação dentro da companhia onde eu estava, porém não houve essa possibilidade e busquei no mercado. Eu não demorei para encontrar, todo o processo seletivo até ser contratada durou em torno de dois meses".

Agora, a construtora tem um plano para segurar Karina na vaga. Um desafio de um mercado de trabalho que se transforma rapidamente.