Polícia ELEIÇÕES 2024

Polícia Militar fecha Operação com 121 ocorrências de crimes eleitorais ou relacionados ao pleito, na Paraíba

A Polícia Militar encerrou o 1º turno das eleições de 2024 com 121 ocorrências eleitorais constatadas, ou vinculadas ao pleito, e que resultaram em 115 pessoas conduzidas para as delegacias na Paraíba

07/10/2024 às 11h58
Por: Redação Fonte: WSCOM
Compartilhe:
(Foto: Portal WSCOM)
(Foto: Portal WSCOM)

Por Tribuna10

Redação em 07/10/2024 às 11h58

O balanço fecha a primeira fase da Operação Voto Seguro nos 223 municípios do estado, e não registra ocorrências graves no período que vai do dia 02 de outubro, até o início da noite deste domingo (06).

Entre as principais infrações à lei eleitoral constatadas estavam compra de votos, violação do sigilo do voto, propaganda eleitoral irregular, transporte de eleitores, entre outros. Nas ações, que foram intensificadas neste final de semana da eleição, mais de R$ 90 mil foram apreendidos em ocorrências relacionadas a crimes eleitorais.

No período de cinco dias foram constatadas 83 ocorrências tipicamente eleitorais, e 38 ocorrências de crimes comuns relacionadas ao pleito. “O balanço que a Polícia Militar faz é muito positivo. Já começamos o planejamento para o 2º turno das eleições em João Pessoa e em Campina Grande, mas acreditamos que assim como foi esse primeiro dia, no próximo 27 de outubro nós teremos uma eleição tranquila nessas duas cidades”, destacou o comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca.

A Operação Voto Seguro 2024 envolveu mais de nove mil policiais militares, reforçando a segurança nas 68 zonas eleitorais e em mais de 1800 locais de votação. As ações da PM ocorreram com apoio das demais Forças de Segurança, Exército Brasileiro, e da Justiça Eleitoral, resguardando o direito de votar de mais de 3 milhões e 200 mil eleitores aptos na Paraíba.

Tecnologia – O forte esquema de segurança da Operação Voto Seguro também foi marcado pela tecnologia. Imagens de 1.600 câmeras espalhadas pela Paraíba e o monitoramento em tempo real dos Centros Integrados de Comando e Controle potencializaram as ações das Forças de Segurança e frustraram delitos.

Condução – Nas grandes cidades, os infratores da lei eleitoral foram conduzidos para as delegacias da Polícia Federal, e nas demais, para a Polícia Civil. Ao todo, 56 pessoas foram encaminhadas para os procedimentos cabíveis e devida atuação.