Política PISO DOS ENFERMEIROS

Após lutar pela aprovação na Câmara, Leonardo Gadelha comemora aprovação do piso nacional dos enfermeiros

A aprovação foi por 449 votos a 12, a qual permite a criação do piso salarial de enfermeiros

05/05/2022 às 07h58 Atualizada em 05/05/2022 às 08h20
Por: Redação
Compartilhe:
Leonardo Gadelha comemorou a aprovação do pisodos enferemeros
Leonardo Gadelha comemorou a aprovação do pisodos enferemeros

Por Alex Gonçalves
Do Tribuna10 em Cajazeiras, 05 de maio de 2022  às 07:56/atualizada a 10 minutos

TRIBUNA10- O deputado federal e pré-candidato ao mesmo cargo, Leonardo Gadelha (PSC) comemorou, através das suas redes sociais a aprovação do piso nacional da enfermagem.  A votação  aconteceu na sessão da noite desta quarta-feira (4), na Câmara dos deputados.

Na Câmara, o deputado Leonardo Gadelha disse que esse foi um compromisso do deputado paraibano desde que a matéria virou pauta na Câmara federal. “Votei e reitero meu compromisso que firmei há meses com auxiliares, ,técnicos  e os profissionais de enfermagem. São categorias que dão suas vidas para que tenhamos conforto nas nossas”. Disse o deputado.

A aprovação foi  por 449 votos a 12, a qual  permite a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). A proposta deve seguir para
sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.

“Conforme assumido com a enfermagem brasileira, não será na semana que vem que este projeto seguirá para sanção presidencial, mas sim tão logo garantirmos o respectivo financiamento”, disse a relatora da proposta, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).
A deputada informou que o piso salarial somente irá à sanção presidencial após a votação da PEC 122/15, do Senado, que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferência de recursos para o custeio.
Piso aprovado
O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. www.tribuna10.com.br

@tribuna10_oficia