Por Alex Gonçalves
Redação 23/09/23 às 15:55
Pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (23) mostra que 76% dos brasileiros aprovam o uso da maconha para fins medicinais. A planta pode ser utilizada para o tratamento de patologias como insônia, depressão, inflamações, doenças reumáticas, epilepsia, glaucoma, Alzheimer, Mal de Parkinson e esclerose múltipla, entre outras.
Chama a atenção que o uso medicinal da maconha une lulistas e bolsonaristas, espectros distantes da política brasileira. Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 82% aprovam o uso da planta para o tratamento de doenças. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o apoio é mais tímido, mas ainda é majoritário. Ao todo, 69% dos bolsonaristas afirmaram que apoiam o uso da maconha para fins medicinais.
Hoje, o Brasil depende de raras autorizações judiciais para plantio de maconha medicinal para o desenvolvimento de pesquisas para a área. Porém, de acordo com o Datafolha, 67% dos brasileiros são favoráveis a liberação do cultivo da planta no país, para que seja usada por pesquisadores e para fins farmacêuticos.