Saúde AUME3NTO

Alta da Covid: nova variante é detectada em ao menos 3 estados

Ela foi identificada no país no meio de agosto

02/09/2023 às 09h58 Atualizada em 02/09/2023 às 10h02
Por: Redação
Compartilhe:
O avanço da Eris ocorre em paralelo a uma alta da Covid-19
O avanço da Eris ocorre em paralelo a uma alta da Covid-19

Por Tribuna10
Redação 02/09/23  às 09h59

O Brasil vive uma nova alta de casos da Covid-19 atribuída por especialistas a uma nova versão do vírus, a subvariante EG.5 da Ômicron, apelidada de Eris. Ela foi identificada no país no meio de agosto, mas antes mesmo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já cogitava que a linhagem poderia estar circulando devido ao avanço nos outros países.

Isso porque a intensidade e a frequência do monitoramento genômico, que é a análise periódica de amostras do vírus para identificar as variantes em circulação, caiu consideravelmente no Brasil e no mundo desde que a pandemia deixou de ser uma emergência de saúde pública.

Ainda assim, ao menos dois estados brasileiros e o Distrito Federal já registraram casos da Eris. O primeiro foi São Paulo, no último dia 17, em uma paciente de 71 anos que teve sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. O diagnóstico foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

No último dia 30, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, informou que o Laboratório de Vigilância Genômica da Fiocruz identificou um caso na capital fluminense. O paciente não tinha histórico de viagem, o que, segundo Soranz, constata transmissão local do vírus.

No dia seguinte, o Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da UFRJ, em conjunto com o Laboratório de Virologia Molecular (LVM) da universidade, afirmou ter detectado a Eris em dois casos, coletados de indivíduos de uma mesma família que tiveram febre e sintomas respiratórios uma semana depois que voltaram da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Já a Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disse que o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) confirmou, no dia 30, a variante em uma amostra de um bebê da faixa etária de zero a dois anos que chegou a ser internada, mas já recebeu alta. Outros estados informaram ao Globo não terem registros ainda.

O avanço da Eris ocorre em paralelo a uma alta da Covid-19. Oficialmente, segundo dados do Ministério, os casos no Brasil cresceram 16% nas últimas duas semanas. Entre 6 e 12 de agosto, foram 11.332 diagnósticos no país, número que cresceu para 13.161 do dia 20 ao 26.

No entanto, especialistas afirmam que a alta pode ser mais expressiva na realidade, já que muitas pessoas deixaram de buscar os testes ao sentirem sintomas respiratórios. Quando analisada a positividade, por exemplo, – que é a proporção de exames realizados que dão positivo – a taxa saltou 118,6%.

Enquanto no início do mês 7% dos testes feitos pelo país indicavam a doença, hoje 15,3% deles confirmam um caso da Covid-19. Os dados são do levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). As informações são da Folha de Pernambuco.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem  por meio do WhatsApp do Tribuna10: (83) 993009687. @tribuna10_oficial