Economia CONSIGNADO

Crédito consignado para aposentados do INSS terá juro menor

A decisão foi tomada duas semanas após o Banco Central

18/08/2023 às 09h28
Por: Redação
Compartilhe:
 O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que propôs a redução
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que propôs a redução

Por Tribuna10
redação 18/08/23  às 09h24

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta quinta-feira, a redução na taxa máxima dos juros dos empréstimos consignados a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O teto caiu de 1,97% para 1,91% ao mês. Já o limite de juros para a modalidade de cartão de crédito passará de 2,89% para 2,83%.

A redução, que valerá para as futuras operações, foi contestada pela Febraban, entidade que reúne os grandes bancos nacionais, para a qual a medida pode comprometer a concessão de novos créditos, prejudicando a parcela da população de menor renda.

Segundo os dados mais recentes do INSS, dos pouco mais de 19 milhões de aposentados e pensionistas do instituto, quase 17 milhões têm contratos de crédito consignado. A decisão foi tomada duas semanas após o Banco Central (BC) ter reduzido a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 13,75% para 13,25% ao ano.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que propôs a redução do teto ao conselho de comum acordo com o Ministério da Fazenda, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece? siga  o Instagram @tribuna10_oficial