Política INVESTIGAÇÃO

TCU investiga indícios de interferência de Bolsonaro na Petrobras

O Tribunal analisará evidências de que o chefe do executivo tem tentado interferir na política de preços da petrolífera

14/03/2022 às 15h04 Atualizada em 14/03/2022 às 15h13
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: El País
Imagem: El País

Do Tribuna10
Em 14/03/22  às 15:06-Fonte Metrópole

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu investigação para apurar uma “possível ingerência indevida” do governo Bolsonaro na Petrobras, bem como “garantir a independência da empresa em face de potenciais atos irregulares”. O relator responsável pelo processo é o ministro Augusto Nardes, que acompanhou Bolsonaro no lançamento do projeto Pró-Águas Urucuia, em 7 de setembro do ano passado.

O Tribunal analisará evidências de que o chefe do executivo tem tentado interferir na política de preços da petrolífera. Um dos episódios recentes de uma possível interferência de Bolsonaro foi a indicação de seu amigo e aliado Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, para comandar o conselho de administração da Petrobras.

Após passar dias criticando a Petrobras por causa do reajuste no preço dos combustíveis, Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na noite de sábado (12/3), em participação por videoconferência do Congresso Brasil Profundo, que a gasolina brasileira é uma das mais baratas do mundo.

  “Os problemas que temos no momento: temos inflação sim, aumento dos combustíveis, mas isso acontece no mundo todo. Estamos dando o melhor de nós. Quem pesquisa e vê sabe que uma das gasolinas mais baratas do mundo é a nossa. Nós também estamos sofrendo, mas não tanto quanto os povos aí fora”, declarou Bolsonaro.

@TRIBUNA10_OFICIAL