Por Tribuna10
Redação em 19/11/2025 às 07h53
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), realizou, nessa segunda (17) e terça-feira (18), uma série de encontros estratégicos com representantes da La Salle Technova Barcelona para avançar na construção do Pacto pela Inovação no Sertão.
Para o secretário da Secties, Claudio Furtado, o momento marca o início de uma nova etapa de integração entre os atores que irão compor o futuro Pacto pela Inovação.
“É muito importante iniciar esse momento de discussão com esses atores para construirmos o pacto pela inovação da Paraíba e olharmos especialmente para o Sertão. O objetivo central é entender como o Complexo Científico, com equipamentos como o Bingo, a Cidade da Astronomia, o Museu de Arqueologia de Cajazeiras e o Vale dos Dinossauros, pode gerar desenvolvimento regional a partir da ciência e da tecnologia”, destacou.
O presidente da La Salle Technova Barcelona, Josep Piqué, reforçou que o potencial do projeto está na capacidade de articular os diferentes agentes do território em torno de uma visão comum. “Apostar nesse pacto é uma decisão muito inteligente, porque significa somar capacidades de toda a Paraíba para o desenvolvimento do Sertão. Nosso trabalho parte do princípio de que cada hélice tem seus ativos, mas, acima de tudo, pode cocriar uma visão e implementar projetos que representem um antes e um depois para a região”, afirmou.
Redação com Assessoria