Por Tribuna10
Redação em 24/10/2025 às 08h30
O governador em exercício Lucas Ribeiro recebeu, nessa quinta-feira (23), em João Pessoa, missão do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco dos Brics (agrupamento formado por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã), oportunidade em que discutiu a implementação da segunda etapa das obras do Projeto de Segurança Hídrica (PSHPB) 2, que abrangem a continuação do Ramal Curimataú, o qual visa suprir a deficiência de abastecimento em 10 municípios, e a construção do Sistema Adutor Integrado da Microrregião 89 (MRH89), para atender mais seis cidades do Sertão.
Na oportunidade, Lucas Ribeiro ressaltou a satisfação de acompanhar o andamento de obras que irão garantir segurança hídrica para as famílias paraibanas. “Esse é mais um investimento do Governo do Estado que vai na direção do que é prioridade da nossa gestão: melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nós sabemos a importância de garantir que a água tratada chegue nas torneiras de toda a população porque estamos tratando de dignidade, de saúde e de desenvolvimento econômico. A reunião com a missão do NDB foi bastante produtiva e esperamos que as obras comecem o mais rápido possível para que em breve a população esteja sendo beneficiada com mais essa importante ação do governo”, frisou.
O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Programa de Aceleração do Crescimento, Deusdete Queiroga, evidenciou o volume de investimentos que o Governo da Paraíba irá injetar para solucionar problemas de abastecimento de água em várias cidades. “O NDB assinou um financiamento com o Governo do Estado no primeiro semestre deste ano, onde estão previstas as construções de duas grandes adutoras, sendo uma para atender a região de Catolé do Rocha, além de Lagoa, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Mato Grosso e Jericó, que enfrentam problemas de abastecimento, mas que a partir dessa obra receberão água a partir do Rio Piranhas, com a transposição do São Francisco. A outra obra é a segunda etapa da adutora do Curimataú, onde o governo já está fazendo a primeira etapa, levando água de Boqueirão para Soledade, Cubati, Sossego, até chegar em Picuí, Frei Martinho, e o NDB vai fazer a segunda fase da obra que vai atender Araruna, Cacimba de Dentro, Juazeirinho, dentre outros municípios, e que já está em fase de licitação”, explicou.
Redação com Assessoria