Especiais ETANOL
Paraíba registra primeira morte suspeita de intoxicação por metanol
O  homem é natural do município de Baraúna  e deu entrada na urgência e emergência do Hospital de Picuí, no Curimataú, neste sábado (4).
04/10/2025 17h29
Por: Redação
O  homem é natural do município de Baraúna  e deu entrada na urgência e emergência do Hospital de Picuí, no Curimataú, neste sábado (4).

Por Tribuna10 
Redação 04/10/2025  às 13h41

A Paraíba registrou neste sábado (4) a primeira morte suspeita de intoxicação por metanol em bebida alcoólica. Conforme apurou o ClickPB, a vítima é um homem de 32 anos identificado como Francisco Rariel Dantas da Silva,  de 32 anos. O falecimento ocorreu às 15h45. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O  homem é natural do município de Baraúna  e deu entrada na urgência e emergência do Hospital de Picuí, no Curimataú, neste sábado (4). Ao dar entrada na unidade de saúde, ele relatou ter ingerido bebida alcoólica nos últimos três dias e sintomas característicos da intoxicação por metanol.

Continua após a publicidade

Segundo a SES, após dar entrada Urgência e Emergência do Hospital Regional de Picui, ontem (3), ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar e logo após, por volta das 13h, encaminhado ao Hospital de Trauma de Campina Grande, no Agreste do estado.

Quais os sintomas da intoxicação por metanol?

Segundo o órgão de saúde, os sintomas característicos da intoxicação são:

    náuseas
    vômito
    dores abdominais
    alteração visual
    desorientação.

Recomendações

A recomendação dos órgãos de saúde estadual é que a população verifique a procedência de bebidas alcoólicas, sobretudo destiladas, e não consuma algo de procedência duvidosa.

Se após a ingestão dessas bebidas a pessoa apresentar algum dos sintomas (náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação), deve procurar atendimento médico imediatamente. A ingestão de bebidas adulteradas poder ser letal e deixar sequelas permanentes.