Cidades OMISSÃO
Prefeitura de Santa Helena nega atendimento médico a famílias de comunidades rurais, moradores denunciam politicagem
Moradores prometem denunciar o caso ao Ministério Público
29/08/2022 16h07
Por: Redação
UBS - Antonio Abrantes de Lima

Do Tribuna10
Redação, Cajazeiras  2022  08  29   às 15:53      

Moradores  das comunidades Pé de Serra 1 e 2, no município de São João do Rio do Peixe, no sertão do estado  estão denunciando a secretaria de saúde da cidade de Santa Helena por negar atendimento médico em um Posto de Saúde da Família localizado no distrito de Várzea da Ema em Santa Helena(UBS - Antonio Abrantes de Lima - Foto a baixo).

Ao menos 25 famílias que moram nessas comunidades estão sendo barradas quando procuram por atendimento nessa unidade de saúde e a alegação da secretaria de saúde é que moradores de outras cidades são proibidos de recebem atendimento médico nos PSFs em Santa Helena.

As comunidades são mais próximas do distrito de Varzea da Ema do que de qualquer outro posto de São João do Rio do Peixe, mas mesmo assim os pacientes são barrados e não recebem atendimento mesmo quando  há casos de urgência.
Ao Tribuna10 alguns pacientes denunciaram que está havendo politicagem, nessa unidade de saúde (PSF de Varzea da Ema). Sem querer se identificar eles disseram que alguns são barrados, e são orientados a procurar um vereador aliado do prefeito, João Cleber, que nesses casos o vereador liga para o prefeito que autoriza ou nega o atendimento médico de acordo com seu interesse político.  Há graves relatos que os procedimentos de saúde só são liberados se o paciente comprovar que vota em Santa Helena.

O caso configura politicagem e crime de omissão e a denúncia será levada ao conhecimento do Ministério Público Federal em desfavor do prefeito do município de Santa Helena, João Cléber.

Para seguir o tribuna10 no instagram:  @tribuna10_oficial