
Por Tribuna10
Redação em 11/09/2025 às 08h09
O governador João Azevêdo esteve, nessa terça-feira (09), em Cabedelo, oportunidade em que apresentou as obras de construção do Complexo Rodoviário que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena - a Ponte do Futuro - aos integrantes da Academia Paraibana de Engenharia (Apenge).
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a Ponte do Futuro fomentará o desenvolvimento econômico e social da região. “Além de tirar um grande fluxo de caminhões na BR, essa é uma obra que promoverá o desenvolvimento do Litoral Norte de uma forma mais rápida porque vamos criar uma retroárea do Porto de Cabedelo, atrair projetos de hidrogênio verde, habitacionais e, por isso, o governo fez um esforço muito grande para garantir a execução dessa obra”, frisou.
O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, destacou a importância da obra para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de João Pessoa. “A obra está em um ritmo normal, dentro do cronograma, já está sendo feita a ponte que cruza o Rio Paraíba, com as fundações em plena execução. A empresa pretende iniciar já em outubro a ponte sobre o Rio da Guia e também já temos terraplanagem em execução que vai interligar a BR-230 à BR-101. Essa obra traz um benefício muito grande para o sistema viário da Grande João Pessoa, se interliga com o Arco Metropolitano, que faz a ligação com a BR-101 Sul, facilitando o trânsito no trecho entre o Hospital Metropolitano e as Três Lagoas, onde as duas BRs se sobrepõem”, explicou.
O presidente da Apenge, Otávio Falcão, parabenizou a gestão do governador João Azevêdo por executar uma obra redentora e aguardada há anos pela população da região. “A Ponte do Futuro é uma obra emblemática para o estado e representa um divisor de águas, tanto na parte do desenvolvimento cultural quanto turístico, como também na parte logística de mobilidade. Então, fica registrado que a Apenge se sente honrada e satisfeita com tudo que foi feito pelo governador para que pudéssemos chancelar essa importante obra para todos nós paraibanos”, comentou.
Acompanharam a visita a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a secretária executiva da Infraestrutura e do Meio Ambiente, Virgiane Melo, o superintendente de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Marcelo Cavalcanti, e o presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa.
Ponte do Futuro - As obras têm início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2,1Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40 m e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.
Redação com Assessoria
TEMPO Inmet divulga alerta de perigo para 75 cidades da Paraíba
CAGEPA Cagepa lança 6ª edição da campanha “Fique em Dia” com descontos e facilidades de pagamento
PARAÍBA Lucas Ribeiro inaugura Laboratório Amanhã Digital, nova Ciretran e visita obras em Guarabira
DESTAQUE Lucas Ribeiro inaugura creche e inspeciona obras da educação em Triunfo e Poço Dantas
NO SERTÃO Incêndio atinge vegetação no Parque Nacional da Serra do Teixeira, no Sertão da Paraíba
NO SERTÃO Em Sousa, Lucas Ribeiro participa da 1ª Feagros e reforça apoio do Governo da Paraíba ao fortalecimento do agro no Sertão