
Por Tribuna10
Redação em 09/09/2025 às 09h01
Cerca de 1,5 mil gestores municipais são aguardados para mobilização em 9 e 10 de setembro, em Brasília. Convocados pela Confederação Nacional de Município, o objetivo é intensificar a atuação no Congresso Nacional pelo avanço de pleitos prioritários que podem equilibrar a distribuição de recursos e evitar o agravamento do quadro fiscal enfrentado pelos Entes municipais. Dados da CNM mostram que 54% das prefeituras fecharam o ano de 2024 no vermelho.
Às 9 horas desta terça-feira (09/09), os gestores se reúnem na sede da CNM para alinhamento das pautas e debate de propostas. O ato será conduzido pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski.
Pela tarde, ocorrerão as atividades no Congresso Nacional. Às 14h30 está agendado encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Em seguida, às 15 horas, o grupo seguirá para a sessão solene do Congresso de promulgação da Emenda Constitucional 136/2025 – originada da PEC 66/2023, a PEC da Sustentabilidade Fiscal, iniciativa criada e conquistada pela CNM.
Na pauta da mobilização, há temas como a regulamentação da Reforma Tributária (PLP 108/2024), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que prevê o repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de março como compensação à proposta de maior isenção no Imposto de Renda, e alertas sobre pisos salariais em tramitação no Congresso Nacional.
Mobilização municipalista – CNM
9 de setembro
9h – Concentração na sede da CNM e discussão da pauta
14h30 – Agenda com o presidente da Câmara, Hugo Motta
15h – Sessão solene de promulgação da Emenda Constitucional 136/2025 (Plenário do Senado ou da Câmara – a definir)
17h – Reuniões de bancadas estaduais
POLÍTICA Prefeito de Cachoeira dos Índios enaltece liderança de Chico Mendes nas conquistas para o município
SESSÃO Lindberg Lira convida população para participar da Sessão Itinerante da Câmara de Cajazeiras na comunidade do Sítio Cocos, nesta sexta-feira (31)
POLÍTICA Lucas desmente especulações da oposição sobre desistência da sua pré-candidatura e permanência de João no governo
POLÍTICA Branco Mendes se reúne com secretário de Educação para tratar de melhorias no ensino na Paraíba
POLÍTICA Larúcia Sá recebe apoio do presidente da Câmara de Ibiara e amplia força política no Vale do Piancó
POLÍTICA REPERCUTE: Ao lado de Luiz Claudino, pré-candidata Larúcia Sá tem audiência com secretário de Saúde do Estado
POLÍTICA Chico Mendes diz que será o ‘porta-voz’ da campanha de Lucas Ribeiro para o Governo do Estado
BRASIL Conselho de Ética da Câmara arquiva processo sobre cassação de Eduardo Bolsonaro
CAJAZEIRAS Câmara aprova projeto de lei criando novos cargos efetivos e realização de Concurso Público pela Prefeitura de Cajazeiras