
Por Tribuna10
Redação em 09/09/2025 às 12h25
A Advocacia do Senado Federal protocolou um pedido de prisão preventiva contra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), no âmbito de uma ação penal eleitoral em que ele é acusado de violência política de gênero contra a ex-senadora e atual prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias (PT).
O caso teve início em abril de 2024, quando Janaína, então suplente, assumiu vaga no Senado durante a licença do ministro da Educação, Camilo Santana. À época, Ciro fez declarações ofensivas à petista, chamando-a de "assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República" e "cortesã".
Em maio de 2025, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou Ciro Gomes a pagar indenização de R$ 52 mil a Janaína Farias pelas falas. Posteriormente, ele passou a responder como réu em ação penal eleitoral movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
A Advocacia do Senado aponta que, mesmo após o início do processo, o ex-ministro voltou a mencionar Janaína em entrevistas, o que configuraria reincidência. Em agosto deste ano, ele declarou que a prefeita "recrutava moças pobres e de boa aparência para fazer o serviço sexual sujo do senhor Camilo Santana".
O pedido de prisão preventiva considera a influência política de Ciro Gomes e os riscos à integridade da prefeita. O órgão também sugeriu medidas cautelares alternativas, como proibição de contato, vedação a novas manifestações públicas com ofensas, e impedimento de aproximação física em menos de 500 metros.
De acordo com nota do Senado, a atuação da Advocacia da Casa é justificada pelo fato de que Janaína era senadora na época dos fatos, em 2024.
Redação com Congresso em Foco
POLÍTICA Prefeito de Cachoeira dos Índios enaltece liderança de Chico Mendes nas conquistas para o município
SESSÃO Lindberg Lira convida população para participar da Sessão Itinerante da Câmara de Cajazeiras na comunidade do Sítio Cocos, nesta sexta-feira (31)
POLÍTICA Lucas desmente especulações da oposição sobre desistência da sua pré-candidatura e permanência de João no governo
POLÍTICA Branco Mendes se reúne com secretário de Educação para tratar de melhorias no ensino na Paraíba
POLÍTICA Larúcia Sá recebe apoio do presidente da Câmara de Ibiara e amplia força política no Vale do Piancó
POLÍTICA REPERCUTE: Ao lado de Luiz Claudino, pré-candidata Larúcia Sá tem audiência com secretário de Saúde do Estado
POLÍTICA Chico Mendes diz que será o ‘porta-voz’ da campanha de Lucas Ribeiro para o Governo do Estado
BRASIL Conselho de Ética da Câmara arquiva processo sobre cassação de Eduardo Bolsonaro
CAJAZEIRAS Câmara aprova projeto de lei criando novos cargos efetivos e realização de Concurso Público pela Prefeitura de Cajazeiras