
Por Tribuna10
Redação em 14/08/2025 às 15h51
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, representou o governador João Azevêdo, nessa quarta-feira (13), na XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA). O encontro reuniu representantes dos estados e do Distrito Federal para debater e articular a participação do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro na capital paraense.
“Esperamos que os acordos e tratativas realizados aqui em novembro sejam efetivados pelo bem do meio ambiente e do futuro do planeta. É a primeira vez que uma COP será realizada na Amazônia, na floresta, e isso tem um significado enorme para o mundo. A Paraíba está aqui para colaborar com a realização do evento e também trazer, em conjunto com os estados do Nordeste, pautas relevantes que terão desdobramentos em reuniões previstas para setembro”, afirmou Lucas Ribeiro durante o encontro.
O Fórum também foi uma oportunidade para reforçar a posição da Paraíba como referência em sustentabilidade e transição energética, com ações reconhecidas nacionalmente em energias renováveis, proteção da Caatinga e combate à desertificação. O estado deve apresentar na COP 30 projetos estruturantes como o Sertão Vivo, o Procase II e o PB Rural Sustentável, além de iniciativas inovadoras como o Fundo Caatinga e o Empreender Solar.
A comitiva foi recepcionada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião da conferência. Também esteve entre os presentes o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30 e negociador-chefe do Brasil nas conferências do clima.
O vice-governador esteve acompanhado da secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense, para quem o encontro foi fundamental para alinhar estratégias. “A priorização da Caatinga como agente fundamental na captura de carbono é uma das temáticas que estamos trabalhando, junto a projetos sustentáveis como o Sertão Vivo e o Cooperar. Também temos potencialidades na transição energética, com investimentos em energia eólica e solar que colocam a Paraíba na vanguarda da agenda climática. O evento de hoje nos permitiu ter mais clareza sobre a organização da COP 30 e reforçar a presença ativa da Paraíba na construção das soluções que serão apresentadas ao mundo”, declarou.
Atualmente, o estado possui 42 parques eólicos em operação, com capacidade instalada de 1.108,24 MW, e 32 usinas solares fotovoltaicas centralizadas, que somam 714,16 MW. Considerando os empreendimentos em construção e já outorgados, a capacidade total projetada chegará a aproximadamente 8,41 GW nos próximos anos, consolidando a Paraíba como referência em transição energética e no desenvolvimento de projetos sustentáveis, incluindo o potencial para produção de hidrogênio verde.
Redação com Assessoria de Comunicação
TEMPO Inmet divulga alerta de perigo para 75 cidades da Paraíba
CAGEPA Cagepa lança 6ª edição da campanha “Fique em Dia” com descontos e facilidades de pagamento
PARAÍBA Lucas Ribeiro inaugura Laboratório Amanhã Digital, nova Ciretran e visita obras em Guarabira
DESTAQUE Lucas Ribeiro inaugura creche e inspeciona obras da educação em Triunfo e Poço Dantas
NO SERTÃO Incêndio atinge vegetação no Parque Nacional da Serra do Teixeira, no Sertão da Paraíba
NO SERTÃO Em Sousa, Lucas Ribeiro participa da 1ª Feagros e reforça apoio do Governo da Paraíba ao fortalecimento do agro no Sertão