
Publicada por Tribuna10
Redação 04/08/2025 às 20h41
A ordem de prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi amplamente noticiada pela imprensa internacional nesta segunda-feira (4).
O jornal norte-americano Wall Street Journal explicou aos leitores dos EUA que “a Suprema Corte do Brasil ordenou que o ex-presidente Jair Bolsonaro ficasse em prisão domiciliar, enquanto os principais juízes do país avaliam as evidências de que ele teria planejado uma tomada militar do poder em 2022”.
O texto do WSJ destacou que Bolsonaro foi acusado de “desafiar uma ordem da Suprema Corte que o proibia de usar redes sociais e de incitar ataques à instituição”. O Wall Street Journal também citou que “nas últimas semanas, [o presidente dos EUA, Donald] Trump buscou intervir em favor de Bolsonaro”, e destacou que, após isso, a Justiça brasileira adotou uma série de medidas restritivas contra o ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de Bolsonaro “se aproximar da embaixada dos Estados Unidos ou utilizar redes sociais”.
O New York Times destacou que “o caso de Bolsonaro está no centro da disputa tarifária do presidente Trump com o Brasil”. Segundo o jornal americano, o ex-presidente agora deve permanecer em casa na maior parte do tempo e manter-se afastado das redes sociais.
O jornal também detalhou que a decisão de Moraes determinou à polícia brasileira a apreensão do celular de Bolsonaro, restringindo as visitas à sua casa apenas a familiares e advogados. A reportagem lembrou ainda que “Trump classificou o processo contra Bolsonaro, seu aliado político, como uma ‘caça às bruxas’” e, na semana anterior, o presidente americano havia anunciado tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e sanções contra Moraes, “acusando o ministro de censurar vozes conservadoras online”.
No Reino Unido, o The Guardian publicou que Bolsonaro foi colocado em prisão domiciliar por, segundo a decisão de Moraes, “violar medidas preventivas impostas em meio a preocupações de evitar punição sobre uma alegada tentativa de golpe”. O jornal citou a decisão de Moraes, onde o ministro disse que Bolsonaro tinha “usado as redes sociais de aliados para compartilhar mensagens contendo ‘claro encorajamento e incitação a atacar o Supremo Tribunal Federal, e apoio explícito à intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro’”.
A agência Reuters noticiou as restrições que Bolsonaro enfrenta, que incluem a proibição do uso de celular, “diretamente ou por meio de terceiros”, além de visitas limitadas a advogados e familiares.
A emissora BBC destacou que Bolsonaro “nega as acusações de que teria planejado um golpe”, registrando ainda que o senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, chegou a colocar o pai no viva-voz para falar com manifestantes no Rio de Janeiro durante os protestos deste domingo (3).
A Al Jazeera informou que Bolsonaro foi colocado “sob prisão domiciliar enquanto enfrenta acusações de ter tentado reverter a eleição de 2022 vencida por seu oponente de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva”.
A agência France-Presse enfatizou o trecho da decisão de Moraes de que a Justiça não aceitaria ser “tratada como uma tola”, e a Associated Press relatou que promotores brasileiros acusam Bolsonaro de liderar uma organização que planejou “não apenas anular o resultado eleitoral, mas também assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um ministro do Supremo Tribunal Federal”.
POLÍTICA Nabor Wanderley conquista apoio de mais um prefeito no Alto Sertão do estado
ELEIÇÕES 2026 Prefeito João Cléber realiza evento político e anuncia apoios para as eleições 2026
POLÍTICA Prefeito de Cachoeira dos Índios enaltece liderança de Chico Mendes nas conquistas para o município
SESSÃO Lindberg Lira convida população para participar da Sessão Itinerante da Câmara de Cajazeiras na comunidade do Sítio Cocos, nesta sexta-feira (31)
POLÍTICA Lucas desmente especulações da oposição sobre desistência da sua pré-candidatura e permanência de João no governo
POLÍTICA Branco Mendes se reúne com secretário de Educação para tratar de melhorias no ensino na Paraíba
POLÍTICA Larúcia Sá recebe apoio do presidente da Câmara de Ibiara e amplia força política no Vale do Piancó
POLÍTICA REPERCUTE: Ao lado de Luiz Claudino, pré-candidata Larúcia Sá tem audiência com secretário de Saúde do Estado
POLÍTICA Chico Mendes diz que será o ‘porta-voz’ da campanha de Lucas Ribeiro para o Governo do Estado