Por Tribuna10
Redação em 04/08/2025 às 08h28
Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesse sábado (2) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um possível segundo turno das eleições presidenciais de 2026.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O atual presidente subiu três pontos percentuais em relação à sondagem anterior, realizada em junho, quando tinha 44%. Já Bolsonaro oscilou negativamente dentro da margem, caindo de 45% para 43%.
Votos brancos, nulos e indecisos
Segundo o levantamento, 10% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum dos dois candidatos — mesmo percentual da pesquisa anterior. Já o índice dos que não souberam responder caiu de 1% para 0%.
Apesar da alta rejeição e de estar inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro segue competitivo, com desempenho próximo ao de Lula. O ex-presidente ainda pode recorrer de sua condenação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Cenário de primeiro turno também mostra vantagem para Lula
No cenário estimulado de primeiro turno, Lula também aparece na frente com 39% das intenções de voto. Bolsonaro tem 33%. Em uma disputa mais fragmentada, outros nomes da direita figuram com percentuais mais baixos:
Ratinho Júnior (PSD): 7%;
Ronaldo Caiado (União): 5%;
Romeu Zema (Novo): 4%;
Em branco/nulo/nenhum: 9%;
Não sabe: 2%.
Redação com Fonte83