Publicado por Tribuna10
Redação 03/08/2025 às 10h19
De porteiro a bilionário, Chaim Zaher, nasceu no Líbano e foi trazido pela família para o Brasil aos 7 anos, fugindo da guerra civil. O destino escolhido foi Araçatuba, onde ele cresceu e aos 20 anos passou a trabalhar com o irmão, em um cursinho.
O libanês foi bedel, porteiro e representante comercial, até ser convidado a montar uma unidade do cursinho Equipe em Araçatuba, iniciando a história do SEB, hoje o maior conglomerado educacional do País.
Hoje, Zaher, é o bilionário à frente do grupo SEB. Na última sexta-feira (1), anunciou a negociação da compra da TV Tambaú, um dos maiores veículos de comunicação da Paraíba.
Thamila (esq.) trabalha desde criança com o pai e assumiu cargo executivo aos 17 anos na empresa (Grupo SEB/Divulgação)
Zaher é um dos donos de um dos maiores conglomerados de ensino privado do país, tem expandido seus negócios para além da área da educação. Um conhecido do empresário disse a um interlocutor do Radar que o libanês naturalizado brasileiro quer ampliar sua presença no setor das comunicações no país.
Atualmente, ele é dono do grupo Thathi, que detém um portal de notícias, uma TV aberta em Ribeirão Preto (SP) e a rádio Nova Brasil FM, sediada em São Paulo e que está em diversos estados. Em 2020, ele comprou as geradoras do SBT em São José dos Campos, da Record em Campinas e da Band em Santos.
O grupo SEB, do qual Zaher é dono, detém no Brasil marcas de escolas de ensino básico privadas famosas, como a canadense Maple Bear e a queridinha das celebridades Carolina Patrício. O grupo também é dono da Universidade Dom Bosco. Em agosto do ano passado Zaher se tornou o maior acionista do grupo Yduqs, que detém as universidades Estácio e Ibmec.
Quem é Chaim Zaher
Biografia
Chaim Zaher nasceu no Líbano e foi trazido pela família para o Brasil aos 7 anos, fugindo da guerra civil. O destino escolhido foi Araçatuba, onde ele cresceu e aos 20 anos passou a trabalhar com o irmão, em um cursinho.
Ele também foi bedel, porteiro e representante comercial, até ser convidado a montar uma unidade do cursinho Equipe em Araçatuba, iniciando a história do SEB, hoje o maior conglomerado educacional do País.
Carreira
Chaim Zaher é o CEO do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro). Ele tem 74 anos e é libanês naturalizado brasileiro. Zaher começou a vida empresarial no município de Araçatuba e desde então tornou-se um dos maiores nomes do ramo educacional no país. A fortuna de Chaim Zaher, segundo levantamento da Forbes divulgado em 2023, era de R$ 3,5 bilhões.
O SEB, grupo que Chaim é dono, por exemplo, da marca ‘COC’ uma plataforma de ensino utilizada por diversas escolas privadas no país, desde o ensino fundamental I ao médio.
Atualmente, entre as marcas pertences ao SEB estão: Escola Concept, Escola bilíngue Pueri Domus, Sphere International School, Escola Carolina Patrício, Conexia Educação, Colégio Einstein, Colégio Einstein Semente, Colégio Santa Maria, Harven Agribusiness School, EPD, Centro Universitário UniDomBosco, Life Unic education, Colégio AZ e Maple Bear. Destas, as duas últimas possuem unidades em João Pessoa.
Chaim expandiu os negócios para área da comunicação, por meio do Grupo Thati. O Grupo foi fundado em 1991, com sede em Ribeirão Preto, São Paulo. Desde 2020 o grupo passou a adquirir emissoras de televisão e rádio, em especial no último caso, a rede de rádios ‘Nova Brasil FM’. Confira emissoras do grupo Thati:
• TVs: TH+ TV, TH+ Band Litoral (afiliada à Band), TH+ Record Campinas (afiliada à Record), TH+ SBT Interior (afiliada ao SBT), TH+ SBT Vale (afiliada ao SBT).
• Rádios: Rede Novabrasil FM (São Paulo, Brasília, Salvador, Campinas), Nova Paradiso FM, Rádio Central, TH+ Prime FM Ribeirão Preto.
• Portal de notícias: TH+.
Sócio do grupo Kefraya
Uma das menina dos olhos de Chaim é a sociedade com o grupo Kefraya, dona da Jovié, clínica-escola em Ribeirão Preto no modelo de franquia voltada para farmacêuticos e biomédicos, e quer internacionalizar a Lapidare, sua rede já existente de estética médica. Na Lapidare, os cursos regulados pelo MEC são voltados para médicos, incluindo desde transplante capilar ao chamado rejuvenescimento íntimo. O grupo já tem também o Instituto Orofacial das Américas, voltado à especialização de dentistas. A novata Jovié está sendo criada para especialização estética de outros profissionais da área da saúde.
Chaim Zaher aumenta aposta em escola estética e quer levar harmonização facial para as arábias