Política SANTA HELENA

Após rompimentos políticos, prefeito João Cléber sofre primeira derrota na Câmara de Santa Helena

A primeira derrota política, do prefeito, aconteceu nessa sexta-feira (1º), na sessão ordinária que marcou a volta dos trabalhos legislativos municipais

02/08/2025 às 10h45 Atualizada em 02/08/2025 às 11h11
Por: Redação
Compartilhe:
Vereadores da Câmara de Santa Helena (Foto: Divulgação)
Vereadores da Câmara de Santa Helena (Foto: Divulgação)

Por tribuna10
Redação 02/08/2025  às 10h45

CAJAZEIRAS- O prefeito de Santa Helena, João Cléber,  começa a enfrentar suas  primeiras derrotas  na Câmara de vereadores, após os rompimentos de algumas das principais lideranças que faziam parte do seu bloco político.

A primeira derrota política, do prefeito, aconteceu nessa sexta-feira (1º), na sessão ordinária que marcou a volta dos trabalhos legislativos municipais.

O que houve: Na ocasião, por 5x2 a maioria  derrubou o projeto do executivo municipal que estabelece o Programa Educador Social Voluntário no âmbito do município. Na decisão,  os vereadores (a maioria)  destacaram que o projeto insinua estratégia eleitoreira do prefeito. 

No entendimento deles o projeto fala em ‘voluntário’ e segundo a maioria  ‘voluntário’ não precisa de pagamento e não tem nenhum vínculo empregatício.  Ainda houve questionamentos  sobre que tipo de trabalho seria esse. 

Reprcussão: 
Segundo apurou o Tribuna10, a derrota expõe um cenário político desfavorável e indica um possível enfraquecimento da base aliada do prefeito no legislativo. A perda de apoio, entre os vereadores, pode representar um desafio significativo nos próximos meses, especialmente em um ano pré-eleitoral.

Com a base rachada, o prefeito pode encontrar dificuldades para articular apoio em torno dos seus candidatos nas eleições que se aproximam, sobretudo, nos pleitos para os cargos de deputado estadual e federal. 

A rejeição do projeto levanta dúvidas sobre a governabilidade e os rumos da gestão municipal no curto prazo.