Política ELEIÇÕES

João Azevêdo evita pressa e prega diálogo na construção da chapa governista para 2026: “Vamos anunciar no tempo certo”

O governador pregou tranquilidade, reforçou que o processo está em curso e indicou que as definições podem ser anunciadas ainda em 2025.

01/07/2025 às 15h59
Por: Redação
Compartilhe:
Governador João Azevêdo|Foto: Divulgação
Governador João Azevêdo|Foto: Divulgação

Por Tribuna10

Redação em 01/07/2025 às 15h57

Durante agenda administrativa nesta terça-feira (1º) em Campina Grande, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), respondeu as recentes cobranças feitas por aliados e pela imprensa sobre a formação das chapas majoritária e proporcional para as eleições de 2026.

A declaração foi feita durante a entrega de 224 apartamentos e da reforma da 1ª Ciretran na Rainha da Borborema. O posicionamento do chefe do Executivo estadual repercutiu no programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, onde a indefinição sobre nomes tem sido um dos principais temas do noticiário político recente.

“Esse é um processo de conversa que acontece todos os dias. Internamente, discutimos isso cotidianamente e estamos construindo. Logo, todos vocês terão essa resposta dada, assim que a gente tiver uma chapa clara, montada de forma consensual, conversando com todos os partidos da base. É um processo natural, e isso vai acontecer com tranquilidade. É possível, inclusive, que seja ainda este ano”, afirmou Azevêdo.

Respostas após cobranças públicas

O posicionamento do governador vem na esteira das declarações do deputado federal Gervásio Maia (PSB), que cobrou publicamente celeridade do partido na montagem das chapas proporcional e majoritária. Gervásio chegou a afirmar que, sem articulação imediata, o PSB corre o risco de ficar sem representação forte em 2026.

Embora João Azevêdo ainda esteja no exercício do mandato, ele já admitiu publicamente que sua prioridade para 2026 é disputar uma das vagas para o Senado Federal. O governador conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da cúpula nacional do PSB, e sinalizou que a decisão definitiva só será tomada em abril de 2026, após consulta ao seu núcleo político.

Com a base governista composta por diversos partidos aliados, o desafio do governador será conciliar os interesses sem provocar divisões internas. Entre os nomes cotados dentro da base para a disputa ao governo estão o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)Adriano Galdino (Republicanos), o prefeito de João PessoaCícero Lucena (PP), e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos).

Redação com Fonte83