
Por Tribuna10
Redação em 20/06/2025 às 06h34
As obras, em parceria com o Governo Federal, representam investimentos de R$ 39,8 milhões e vão permitir que o aeroporto receba até três aeronaves do modelo ATR-72 simultaneamente, criando mais condições de desenvolvimento econômico para o município e região, com deslocamento seguro de pessoas e transporte de cargas.
Além da reconstrução da pista de pousos e decolagens, o Aeroporto de Patos ganhou também um novo pátio de aeronaves, taxiway, regularização de faixa de pista, cerca operacional, estacionamento de veículos e sistemas de auxílio à navegação aérea, intervenção que vai permitir, a partir de agora, a operação simultânea de até três aeronaves do tipo ATR-72, que têm capacidade para 72 passageiros — muito utilizadas em voos regionais. O terminal de passageiros, em construção, será entregue até o final do ano.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância dos investimentos no aeroporto para o município de Patos e região. "Patos se transforma cada vez mais não apenas num polo de serviços — hoje a empresa de contact center AeC está se instalando aqui, por exemplo —, mas também num polo de medicina, com a saúde pública sendo referência para toda essa região, com o Hospital de Trauma que estamos construindo, com o Hospital do Bem que está recebendo o acelerador linear. Tudo isso resultado de muito investimento — são R$ 600 milhões executados e em execução aqui em Patos. E esse aeroporto tem o papel de garantir a sustentabilidade desse desenvolvimento, que é o que nós queremos", afirmou.
"A partir do momento em que você tem um aeroporto com uma pista de 1,6 mil metros, tamanho igual ao de Campina Grande, se têm as condições de se ampliar ainda mais essas conexões de Patos com o Brasil e o mundo. E é por isso que eu gostaria dizer da minha alegria no dia de hoje e de agradecer ao prefeito Nabor Wanderley, ao ministro Silvio Costa Filho e ao presidente da Câmara dos Deputados pela parceria que tornou esse sonho possível", acrescentou João Azevêdo.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, observou que entrega da nova pista e da sinalização do Aeroporto de Patos simboliza o desenvolvimento vivido pela Paraíba. "A Paraíba é o estado do Nordeste que mais cresce — enquanto a média regional, em 2024, foi de 3,8%, a Paraíba cresceu quase 7%. Isso demonstra a capacidade de trabalho do governador João Azevêdo e a unidade de parcerias que está sendo construída", comentou, ao destacar também a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico de Patos e região.


Redação com Assessoria
POLÍTICA Nabor Wanderley conquista apoio de mais um prefeito no Alto Sertão do estado
ELEIÇÕES 2026 Prefeito João Cléber realiza evento político e anuncia apoios para as eleições 2026
POLÍTICA Prefeito de Cachoeira dos Índios enaltece liderança de Chico Mendes nas conquistas para o município
SESSÃO Lindberg Lira convida população para participar da Sessão Itinerante da Câmara de Cajazeiras na comunidade do Sítio Cocos, nesta sexta-feira (31)
POLÍTICA Lucas desmente especulações da oposição sobre desistência da sua pré-candidatura e permanência de João no governo
POLÍTICA Branco Mendes se reúne com secretário de Educação para tratar de melhorias no ensino na Paraíba
POLÍTICA Larúcia Sá recebe apoio do presidente da Câmara de Ibiara e amplia força política no Vale do Piancó
POLÍTICA REPERCUTE: Ao lado de Luiz Claudino, pré-candidata Larúcia Sá tem audiência com secretário de Saúde do Estado
POLÍTICA Chico Mendes diz que será o ‘porta-voz’ da campanha de Lucas Ribeiro para o Governo do Estado