Saúde SAÚDE

Secretaria de Saúde de Triunfo realiza ação educativa sobre as arboviroses em escola do município

A temática da palestra foi arboviroses e as formas de prevenção

05/08/2022 às 16h18 Atualizada em 05/08/2022 às 16h39
Por: Redação Fonte: TRIBUNA 10
Compartilhe:
Secretaria de Saúde de Triunfo realiza ação educativa sobre as arboviroses em escola do município

Redação  do Tribuna10, em 05 de agosto de 2022, atualizada às 16h35min.

A Secretaria de Saúde de Triunfo realizou nessa quinta-feira (04) uma ação educativa na Escola Estadual Bernardino José Batista. A temática da palestra foi arboviroses e as formas de prevenção.

Participaram da ação o coordenador de Vigilância Sanitária, Joandro Gomes; a coordenadora de Vigilância Ambiental, Ana Maria Gomes e a coordenadora de Epidemiologia, Régia Duarte.

O que é Arboviroses?

Arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Quais os sintomas da Arboviroses?

Os sintomas da arbovirose variam muito, no entanto, algumas costumam ter sintomas semelhantes. Por exemplo, dentro da família de flavivírus, temos a dengue, zika e chikungunya com sintomas bem parecidos, como: Febre; Dor de cabeça; Mal-estar; Dor nas articulações; Manchas vermelhas e erupções na pele; Náuseas e vômito.

Qual o tratamento para Arboviroses?

Não existe tratamento específico contra os vírus das arboviroses. Todos eles costumam ter uma vida curta no organismo, causando infecções agudas. Em alguns casos, o médico especialista indica medicamentos para alívio e tratamento dos sintomas.

@tribuna10_oficial