
Por Tribuna10
Redação em 04/06/2025 às 06h57
O Banco Central vai lançar, hoje, quarta-feira (04/06), o Pix automático, nova funcionalidade que permite a realização de pagamentos recorrentes de contas como as de água, luz, telefone, escola, academia e assinaturas.
A autoridade monetária prevê que a modalidade, que promete aposentar o débito automático no futuro, deve passar a operar no dia 16 de junho, mas algumas instituições financeiras já têm o sistema em funcionamento. Nele, o cliente só precisa autorizar a operação uma vez, sem fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.
Ao autorizar as cobranças por Pix automático, o cliente deverá definir algumas regras, como o valor máximo de cada pagamento. Caso não concorde com o valor da cobrança, será possível cancelar o agendamento do pagamento até as 23h59 do dia anterior à cobrança.
Segundo o BC, caso não haja saldo suficiente na conta do cliente no momento do débito, serão feitas três tentativas de cobrança em um período de até sete dias. Durante esse prazo, o cliente será notificado das tentativas e poderá providenciar os recursos para manter o serviço ativo.
A cerimônia para lançar o Pix automático contará com a participação do presidente do BC, Gabriel Galípolo.
Segundo o Banco Central, o PIX Automático permite que uma empresa envie uma solicitação de autorização ao cliente, que aceita o débito automático para pagamentos variáveis ou com frequência flexível. Ele dispensa a necessidade de convênios específicos entre empresas e bancos, o que deve facilitar a adesão de negócios menores.
O PIX Agendado Recorrente já é oferecido por algumas instituições, permitindo que o próprio usuário agende transferências com valores fixos e datas definidas, autorizando cada operação com antecedência. O PIX Agendado permite que seja programado, uma única vez, um pagamento para uma data futura.
Como vai funcionar o PIX Automático
Para os pagadores: o usuário receberá uma solicitação de autorização para pagamentos recorrentes enviada pela empresa contratada. Caso aceite, a autorização será feita diretamente no aplicativo da instituição financeira onde possui conta.
A partir desse momento, os débitos ocorrerão automaticamente nas datas acordadas, sem necessidade de confirmação para cada transação. O usuário poderá cancelar ou modificar a autorização a qualquer momento.
Ainda segundo o BC, as empresas de todos os tamanhos poderão utilizar o PIX Automático para receber pagamentos periódicos. Para isso, deverão enviar propostas de adesão aos seus clientes. Dessa forma, o recebimento dos valores será feito automaticamente.
A expectativa do Banco Central é que a nova funcionalidade contribua para a redução da inadimplência e melhore a previsibilidade do fluxo de caixa das empresas. As instituições financeiras, bancos e instituições de pagamento deverão disponibilizar o PIX Automático em suas plataformas.
O BC promoveu uma fase de testes de fevereiro a junho. O objetivo é assegurar que os diferentes sistemas operem de forma integrada, com troca de informações eficiente e segura, antes do lançamento oficial ao público.
Redação com PB Agora
PARAÍBA Paraíba terá 3º maior crescimento do setor industrial do País, revela nova projeção do Banco do Brasil
ENERGIA Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 em novembro na conta de energia
OPORTUNIDADES Sine-PB disponibiliza mais de mil vagas de emprego em 13 municípios paraibanos