Política RIO SÃO FRANCISCO
“Desenvolvimento e geração de emprego e renda”, destaca João Azevêdo sobre Ramal do Apodi
Segundo João Azevêdo, a obra deverá garantir água para municípios paraibanos como Uiraúna e Cajazeiras, ambos na região do Sertão do estado.
28/05/2025 18h00
Por: Redação
Inauguração do Ramal do Apodi (Foto: Reprodução/YouTube)

Por Tribuna10

Redação em 28/05/2025 às 17h58

O governador João Azevêdo (PSB) destacou na tarde desta quarta-feira (28) a importância da obra do ramal do Apodi, no município de Cachoeira dos Índios, Sertão do estado. O governador citou que esta quarta-feira (28) é “um dia muito feliz para a Paraíba”.

Continua após a publicidade

Segundo João Azevêdo, a obra deverá garantir água para municípios paraibanos como Uiraúna e Cajazeiras, ambos na região do Sertão do estado. Ao longo de sua fala, Azevêdo destacou o sentimento de gratidão ao presidente Lula (PT) devido à ação, além de outras obras relacionadas não apenas a questão hídrica.

“Vai significar a garantia (de água) lá em cima, lá perto do Uiraúna, lá de todo o sistema Capivara, que vai garantir águas mais uma vez para Cajazeiras, para toda a região”, disse. “Isso tudo é desenvolvimento e geração de emprego e renda”, pontuou.

João destacou que  para cuidar das pessoas que “sequer tem voz nem vez” é importante as ações governamentais como o ramal do Apodi, que com seu canal deverá levar, por exemplo, agricultura por regiões da Paraíba e do Rio Grande do Norte, estado vizinho que também será beneficiado.

“Me sinto extremamente honrado de estar participando dessa solenidade”, disse o governador.

Sobre o Ramal do Apodi, inaugurado por Lula e João Azevêdo

A água do Rio São Francisco, saiu da Barragem de Caiçara e percorreu até o Rápido Arruído, com o objetivo de verificar se as estruturas recém construídas estão funcionando adequadamente.

O Ramal do Apodi, segundo o Governo Federal, se inicia na estrutura de controle na barragem Caiçara, localizada na Paraíba.

Com extensão de 115,5 km, se desenvolve pelos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando o reservatório da barragem Angicos, situada no município de José da Penha.

A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. No total, 54 cidades serão atendidas, aproximadamente 750 mil pessoas.

Redação com ClickPB