
Por Tribuna10
Redação em 22/05/2025 às 13h56
O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, se reuniu na tarde dessa terça-feira (20) com Rose Martins, secretária-geral da Câmara do Comércio do Brasil na França, para dialogar sobre a realização de uma qualificação técnica com foco na exportação do artesanato local para o exterior.
De acordo com o gestor estadual de Cultura, essas iniciativas pioneiras da Paraíba, que envolvem o envio de artistas plásticos paraibanos para exposições no exterior, esbarram numa legislação muito específica, que dificulta o transporte das peças de artesanato e das obras de arte para fora do país. Ele ponderou que pouco a pouco o Poder Público vai ganhando expertise, mas convidou a Câmara para firmar parcerias de formação e capacitação sobre o tema.
“A gente pode conversar mais, trocar experiências, construir espaços de diálogos com a Câmara, já que é uma entidade que atua diretamente com questões de exportação”, pontuou Pedro. “Se a gente quiser trazer uma obra pesada, de uma tonelada. Qual é o caminho? São essas respostas que nós gostaríamos de ter”, completou.
Pedro pontuou que se trata de uma legislação ainda nova para eles, mas que é importante promover intercâmbios cada vez mais com agilidade. “Queremos dar passos fundamentais para que as próximas experiências sejam mais fáceis”, frisou.
O gestor enfatizou ainda que a Cultura lida com um segmento que também impacta nos negócios. E, ao citar os artesãos, lembrou que muitos deles têm ateliers próprios e que eventualmente têm interesse em exportar as suas peças.
Redação com Assessoria
  TEMPO  Clima excessivamente seco continua a afetar Sertão paraibano e novo alerta atinge 76 cidades  
  TEMPO  Inmet divulga alerta de perigo para 75 cidades da Paraíba  
  CAGEPA  Cagepa lança 6ª edição da campanha “Fique em Dia” com descontos e facilidades de pagamento