Por Tribuna10
Redação em 13/05/2025 às 11h00
A Câmara Municipal do Barro, irá promover, neste mês de maio, um evento gratuito para às famílias atípicas do município. Dessa vez, a Casa Legislativa vai realizar um curso sobre "Autismo além do diagnóstico", que será feito no dia 29 deste mês das 08h00 às 17h00 e será comandado pela palestrante e graduanda em Terapia Ocupacional, Andressa Fernandes.
Esse curso, é uma parceira entre a Câmara de Vereadores e a Procuradoria Especial da Mulher e terá como objetivo facilitar e esclarecer as informações sobre o autismo infantil. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas diretamente na Câmara Municipal.
Confira as informações:
Curso gratuito: Autismo além do diagnóstico, uma jornada para famílias atípicas;
Público alvo: Famílias com crianças atípicas;
Data: 29 de maio;
Horário: 08h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00.
Saiba mais sobre Andressa Fernandes:
"Sou mãe do Anthony, um menino autista e com TDAH que transformou completamente a minha forma de ver o mundo. Foi por ele — e com ele — que iniciei uma jornada de amor, descobertas e luta pela inclusão. Graduanda em Terapia Ocupacional pela UNIFSM, atuo como acompanhante terapêutica e palestrante nas áreas do Transtorno do Espectro Autista, transtornos do neurodesenvolvimento e maternidade atípica.
Sou também facilitadora e formadora de cursos voltados para recursos pedagógicos e práticas inclusivas, acreditando na força do conhecimento para transformar realidades.
Como ativista, fundei a ONG AuTOM- Autistas Tomtom, um espaço de acolhimento, representatividade e defesa de direitos para pessoas autistas e suas famílias.
Na escrita, encontrei outra forma de tocar vidas. Meu primeiro livro, Do meu coração para o seu: minha jornada atípica de amor e superação, é um testemunho sensível da maternidade atípica.
Também desenvolvi materiais como as apostilas sobre: Rotina estruturada para crianças TEA.
Cuidadores escolares – profissionais em ação para a inclusão escolar e a cartilha: Descobrindo juntos: como conversar com seu filho sobre sua deficiência.
Minha missão é ser ponte entre o diagnóstico e o afeto, entre o desafio e a superação. Acredito que cada história pode ser uma semente de mudança — e estou aqui para semear, com amor, empatia e propósito."