
Por Tribuna10
Redação em 21/03/2025 às 17h20
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu essa semana, a situação de emergência nas cidades paraibanas de Mogeiro, Monteiro e Sumé, que estão sendo severamente impactadas pela estiagem.
Com esse reconhecimento, as administrações municipais poderão solicitar ao Governo Federal o repasse de recursos para medidas de emergência, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório. O objetivo é mitigar os impactos da seca e garantir o atendimento às necessidades da população local.
Atualmente, a Paraíba conta com 119 reconhecimentos de situações de emergência, sendo 115 devido à estiagem. Além disso, existem dois reconhecimentos por enxurradas, um por erosão costeira/marinha e um por inundações, refletindo a necessidade de intervenções em várias regiões do estado.
Para solicitar os recursos, as prefeituras de Mogeiro, Monteiro e Sumé devem acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), enviando os planos de trabalho com as demandas específicas. Após análise da Defesa Civil Nacional, com base nas metas e valores solicitados, será publicada uma portaria no DOU com o valor aprovado.
Além disso, a Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, visando aprimorar a gestão das ações de defesa civil nas três esferas de governo.
Com essa medida, espera-se amenizar os efeitos da estiagem nessas cidades paraibanas e melhorar as condições de vida das comunidades afetadas.
Redação com PBAgora
TEMPO Clima excessivamente seco continua a afetar Sertão paraibano e novo alerta atinge 76 cidades
TEMPO Inmet divulga alerta de perigo para 75 cidades da Paraíba
CAGEPA Cagepa lança 6ª edição da campanha “Fique em Dia” com descontos e facilidades de pagamento