Geral TEMPO
Outono começa na Paraíba com previsão de chuvas dentro da média e temperaturas estáveis, diz Aesa
O outono começou oficialmente no Hemisfério Sul nesta quinta-feira (20), às 6h02, e se estenderá até 20 de junho, às 23h42.
20/03/2025 08h34
Por: Redação
Dia nublado com chuvas isoladas em João Pessoa (Foto: Klebson Carneiro/Arquivo Pessoal)

Por Tribuna10

Redação em 20/03/2025 às 08h33

O outono teve início oficialmente no Hemisfério Sul nesta quinta-feira (20), às 6h02, e se estenderá até 20 de junho, às 23h42. Na Paraíba, a estação coincide com o período chuvoso em diferentes regiões: enquanto o Cariri, Curimataú e Alto Sertão já estão em seu ciclo de precipitações, o Agreste, Brejo e Litoral entram agora na fase mais úmida, que segue de abril a julho.

Continua após a publicidade

A previsão é de que as chuvas se mantenham dentro da média histórica em todas as áreas, sem indicativos de eventos extremos, como secas prolongadas ou volumes anormais, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, as chuvas no outono paraibano são impulsionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e pelos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), sistemas típicos desta época.

“Nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, o período mais chuvoso ocorre entre abril e julho. Já no Cariri, Curimataú e Alto Sertão, as precipitações começaram em fevereiro e seguem até maio”, explicou a meteorologista.

O fenômeno La Niña, que atuava recentemente, está em transição para uma condição neutra e, segundo a Aesa, não deve interferir no regime pluviométrico do estado.

Quanto às temperaturas, a meteorologista destacou que os termômetros devem registrar padrões. Não há expectativa de mudanças radicais ou quedas significativas até o início do inverno.

Redação com G1 Paraíba