Por Tribuna10
Redação em 16/01/2025 às 17h58
O veterinário do Núcleo de Zoonoses, Wagner Pessoa, informou, inclusive, que o Castramóvel vai se tornar itinerante, indo aos bairros e também na zona rural do município.
Ele fez um apelo aos donos de animais para que não deixem de fazer o cadastro no Núcleo de Zoonoses para a castração de cachorros e gatos. "Toda terça e quinta-feira estamos funcionando no período da tarde para fazer a castração de animais", disse. Mas, segundo ele, a procura tem sido pouca. "Estamos tendo um problema com a população. Eles não estão fazendo o cadastro, que é obrigatório, porque temos que prestar contas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas", ressaltou.
Para castrar o seu animal, o proprietário tem que ir no Núcleo fazer o cadastro. No máximo em 15 dias, é feita a castração.
Wagner também falou sobre o abandono de animais. Ele lembrou que isso é crime e quando recebe a denúncia, a Secretaria de Meio Ambiente formaliza e depois são tomadas as providências cabíveis. "A população também reclama que tem muitos animais nas ruas. Mas o projeto do município é ir fazendo a castração e com o tempo vai diminuindo o número de animais nas ruas. O projeto não é eliminar o animal, mas castrar", explicou.