Por Tribuna10
Redação em 08/01/2025 às 13h51
As precipitações podem alcançar volumes entre 20 e 30 mm/h, com rajadas de vento de 40 a 60 km/h. Os estados das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste estão sob maior risco, abrangidos pelo alerta amarelo de nível moderado.
Entre os estados citados estão Amapá, Amazonas, Roraima, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba. A previsão é influenciada pela atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno responsável por chuvas frequentes e persistentes, que devem se prolongar até a quinta-feira (9).
No Sudeste, a ZCAS deve provocar chuvas intensas principalmente em Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Já na Região Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é responsável por espalhar precipitações ao longo da costa norte, com impacto significativo em estados como Ceará, Maranhão e Piauí.
A Paraíba também está sob alerta, com risco de chuvas concentradas em curto período de tempo, o que pode levar a alagamentos e enxurradas em áreas urbanas e rurais.